Aula de Filosofia

Um professor de filosofia parou diante da classe. Ao seu lado, em sua mesa, tinha alguns objetos. Quando deu início à aula, sem dizer uma palavra, pegou um vidro com pedras de aproximadamente 2 centímetros de diâmetro cada, e perguntou aos alunos :
– Este vidro está cheio ? Todos os alunos concordaram imediatamente que o vidro estava realmente cheio, com as pedras. Então, novamente sem falar nada, o professor pegou uma caixa com pequenos cristais, derramou-os dentro do vidro, agitando-o levemente. Os cristais, obviamente, preencheram os espaços entre as pedras. Então ele perguntou novamente :
– Este vidro está cheio ? Os alunos riram e mais uma vez concordaram que, agora sim, é lógico, o vidro estava cheio. Mais uma vez calado, o professor pegou outra caixa e derramou a areia, que esta continha, no vidro. É claro que a areia preencheu o espaço restante.
– Agora – disse o professor – eu quero que vocês reconheçam que este vidro representa a vida de cada um de nós. Rindo ainda mais que antes, os alunos perguntaram :
– Como assim, professor ? O que um vidro cheio de pedras, cristais e areia tem a ver com a nossa vida ?
– Vejam só – respondeu o professor – As pedras são as coisas realmente importantes, a base de nossa vida : a família, os amigos, a saúde, o conhecimento … Coisas que, mesmo que todo o resto fosse perdido, continuariam ali, mantendo a nossa vida repleta. Já os cristais, são as demais coisas que importam em nossas vidas : o trabalho, o lazer, os bens materiais … Agora, a areia, é todo o resto, as coisas pequenas, sem importância real em nossas vidas. E, terminando a aula, ele disse :
– E, se colocássemos primeiro a areia no vidro ? Logicamente não sobraria espaço para os cristais e para as pedras. O mesmo vale para a nossa vida. Se gastarmos todo o nosso tempo e toda a nossa energia em coisas pequenas, não teremos espaço para as coisas que realmente são importantes. Por isto, em qualquer coisa que você vá fazer, estabeleça primeiro as suas prioridades e persiga-as até ter alcançado seu objetivo. O resto é só areia, que o vento pode levar. PARECE, MAS NÃO É …

Mais inteligente é aquele que sabe que não sabe.” (Sócrates)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s