Livro orienta jovens na busca da profissão e do primeiro emprego

O livro “O Meu Primeiro Emprego”, de José Ney Pereira Lanças, tem como objetivo auxiliar os jovens na difícil escolha da profissão e do primeiro emprego. Engenheiro Mecânico, Pereira Lanças começou como estagiário na Coca-Cola e chegou a diretor corporativo para a América Latina.

“Os exemplos foram extraídos a partir da observação de muitos jovens com que tive contato, em especial meus filhos, e que se encontravam totalmente perdidos quanto ao que fazer no futuro próximo”, explica Lanças.

O autor conta que, pela vontade do seu pai, teria feito carreira no Banco do Brasil. “No primeiro momento gostaria de fazer Belas Artes, Astronomia ou curso para Maestro de Orquestra. Só pelas opções já dá para perceber que não tinha a menor idéia do que fazer profissionalmente”, lembra.

A escolha do curso certo é o primeiro grande passo. Lanças enfatiza que, em seguida o jovem deve tirar o máximo proveito das matérias curriculares e extracurriculares, garantindo o diploma. “O terceiro grande passo, e não menos importante, é a escolha do emprego certo, intimamente ligado à empresa certa e, por sua vez, à área certa e ao orientador certo,” ressalta o autor.

Um dos alertas do livro se refere à fase de trainees. Segundo Lanças, o maior risco é o nível de arrogância que muitos adquirem após passarem por concorridos processos de seleção.

Depois da fase lua de mel quando os trainees estão sendo treinados e passando por programas de integração, almoços, viagens, cursos e sendo preparados para ocupar funções de destaque da empresa vem a entrada na vida real onde se precisa da ajuda de todos e sem boa vontade e colaboração nada se consegue,” observa.

Ele ainda lembra que ficar isolado do resto dos funcionários e numa redoma de vidro colocado pelos próprios dirigentes não é nada bom. “Já vi muitos programas de trainees com excelentes profissionais irem por água abaixo justamente pelo excesso de zelo das empresas”, conta Lanças.

A dica do autor é: fuja da armadilha. Seja humilde, amável, amigável e companheiro de todos na empresa, não importando o cargo que ocupam. Procure aprender com os mais velhos, esteja aberto a sugestões, comentários e críticas”, sugere.

O meu primeiro emprego
Autor: José Ney Pereira Lanças
Editora: Campus
Preço: R$ 35
Central de Atendimento Campus: 0800-265340
Site: www.campus.com.br

(Diário de S. Paulo – 13/01/03)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s