O que devo ter em vista para poder preparar um bom projeto de vida?

Existem sete lições que você deve treinar para que seu projeto de vida seja bem realizado:
1) Invista em autoconhecimento. É preciso se conhecer muito bem para poder fazer planos que tenham a ver com suas verdadeiras vontades e interesses.
2) Escute suas paixões. Se você tem paixão por algo, naturalmente vai se dar bem nisso. É importante seguir a intuição, aquela voz que teima em nos direcionar para um caminho, mesmo quando a razão nos leva a outro. Escute seu eu interior.
3) Acredite. Não dar crédito para o seu desejo é o mesmo que não tê-lo. Dificilmente, algo se concretiza sem que você acredite que isso pode acontecer.
4) Assuma seu destino. Seja o principal responsável por aquilo que tem como projeto. Termine as coisas que começar. Seja seu amigo e celebre nas horas gostosas e nas vitórias, e da mesma forma, seja seu maior incentivador nos momentos em que as coisas desandarem ou que pensar em desistir.
5) Amadureça. Invista na melhora da sua auto-estima e aprenda a ser uma pessoa positiva e otimista. Treine pensar assim. Escolha amadurecer e prestar atenção nas suas atitudes perante os outros, no modo como trata seu corpo, seus amigos, parentes e as suas emoções. Esteja no centro da sua vida. Estas são algumas das chaves para garantir o equilíbrio emocional e, conseqüentemente, desenvolver o amadurecimento.
6) Busque o Empowerment. Este termo quer dizer “empoderamento”, tornar-se poderoso. Desenvolva o hábito de aprender coisas novas, tenha atitude aberta para sempre se aprimorar. Agregue valor nas coisas que faz, nas mínimas coisas. Capriche na sua letra, faça seus trabalhos com esmero, apresente seus trabalhos em classe com todo empenho. Mantenha seu quarto e suas roupas bem organizadas. Viva bem. Cada atitude na juventude é um treino para sua vida adulta. Cada vez que nos dedicamos, damos uma ordem ao nosso cérebro do que ele somente nos traga as coisas boas, e as energias do sucesso. Ame-se e torne-se poderoso.
7) Seja útil. Não fique parado, e busque na sua agenda espaço para a diversão e para o estudo. Para a escola e para as atividades extracurriculares. Não se esconda da vida atrás de uma tela de televisão, no sono, na preguiça ou nos jogos de videogame. Uma vida produtiva é uma vida na qual fazemos de tudo um pouco. Na qual abrimos espaço para sermos pessoas solidárias, do bem. Seja através do trabalho voluntário, seja dentro da nossa própria casa podemos sempre escolher o tipo de pessoa que queremos ser. Isso está diretamente ligado às energias que mandamos para a vida e para o que receberemos de volta em nosso futuro.

Por: Léo Fraima. Psicoterapeuta e diretor da Clínica Fraiman, é conselheiro do Ikwa. Foi orientador educacional do Colégio Hebraico Brasileiro Renascença e Visconde de Porto Seguro. Atualmente é professor da cadeira de Orientação Profissional do Colégio Guilherme Dumont Villares, além de autor de diversos livros sobre o tema.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s