Programe sua Agenda de Estudos para o vestibular!

Com organização você pode conquistar a tão sonhada vaga na faculdade

Publicado em 03/04/2006 – 00:01

Do Universia: http://ww1.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=10493

Ainda é cedo para pensar em vestibular, certo? Errado! Para quem conseguiu uma vaga no ano passado, as aulas mal começaram, é verdade. Mas se você quer entrar em um curso concorrido, ou em um daqueles vestibulares 100/1, já é hora de mergulhar nos livros e se dedicar aos estudos. Para quem faz curso pré-vestibular ou mesmo quem pretende estudar por conta própria, a regra é a mesma: é preciso se organizar.

Nesse contexto, não vale a pena priorizar essa ou aquela matéria. Lembre-se que a grande maioria dos vestibulares ainda segue o esquema tradicional de juntar todas as disciplinas em uma mesma prova, independentemente da carreira escolhida. O professor e coordenador do Cursinho da Poli, Rubens Faria, diz que o estudante deve se preocupar com todas as matérias, já que a primeira fase do vestibular é de conhecimentos gerais.

“O importante é que, no mesmo dia, ele estude matérias diversificadas e que não sejam nem parecidas, para não cansar mesmo. Um dia estuda Matemática e História, no outro Português e Física, depois Geografia e Química, por exemplo”, explica Faria. A receita para não ‘cansar’ é preciosa, acredite. Ter um bom preparo para o processo seletivo significa atravessar uma verdadeira maratona de estudos!

Se o vestibulando decide estudar por conta própria, por exemplo, deve reservar pelo menos seis horas diárias, se possível nos sete dias da semana – sim, mesmo durante o finde – para a preparação. Reunir um grupo também pode ajudar no processo de preparação, segundo Faria. “É importante estar em conjunto, é uma troca de saberes. Um vai ensinando o que mais sabe para o outro e assim todo mundo aprende”, completa.

O Universia reuniu algumas dicas de especialistas para organizar seus estudos e facilitar a preparação para as provas. Confira!

E o lazer, como fica?

O diretor de vestibular do Anglo ABC, Paulo Roberto De Francisco, afirma que é essencial manter as atividades de entretenimento, mas isso precisa ser dosado, porque “o aluno deve estar descansado para estudar. Precisa cuidar bem da alimentação e da disposição física” (clique aqui e confira uma matéria especial sobre a alimentação durante a maratona do vestibular).

A leitura de livros não exigidos no vestibular também é importante neste período, funcionando como uma válvula de escape. Opções leves como teatro e cinema também são indicadas. Fique tranqüilo, as baladas não são proibidas, mas lembre-se de que sábado (!) e domingo (!!!) também são dias de estudo.

E, depois de estudar muito, chegou a hora de descansar, certo? Não! Aí, é a hora de revisar o conteúdo. O ideal, segundo Faria, é começar a revisão dois meses antes do vestibular e, na véspera da prova, fazer qualquer atividade de lazer e distração. Se você não sabe a hora certa para desacelerar, dê uma olhada no texto desse link.

Para De Francisco, até mesmo um dia antes da prova é possível aprender sobre novos temas e, no dia do teste, não há problemas em dar uma última olhada no material e tirar as dúvidas restantes. No entanto, ambos concordam que, no último dia, é importante ir DORMIR E ACORDAR CEDO, para estar relaxado durante o exame.

>Vale lembrar que estudar (muito) não é o suficiente. O vestibulando precisa se preparar para as horas de duração da prova. “Não adianta só saber a matéria, tem que saber demonstrar essa superioridade em relação aos concorrentes”, diz o diretor. Depois de algum tempo, sintomas como cansaço mental, erros bobos, diminuição da capacidade de raciocínio, fome, sede, cãibras e desconforto são comuns.

Um bom treinamento é participar de simulados ou praticar em casa para perceber as dificuldades de passar cinco horas fazendo um teste, aprender a enfrentá-las e superá-las em tempo para o vestibular. Portanto, comece desde já a se preparar para o processo seletivo. Agende seus estudos, reserve tempo para manter sua vida social e boa sorte!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s