As 10 Melhores Universidades do Mundo

10) ÉCOLE POLYTECHNIQUE

Palaiseau (França) 1794
Os cerca de 400 franceses e 100 estrangeiros que ingressam anualmente na Escola Politécnica passam os primeiros oito meses de curso fazendo serviços comunitários ou militares. Só depois disso é que os alunos entram em contato com as especialidades da casa, a maioria cursos na área de exatas: engenharia, física, matemática, ciência da computação, economia e química.Curiosidade: Pra entrar, tem que suar, encarando uns dois anos de cursinho depois do ensino médio. Mas vale a pena: um recém-formado ganha, em média, 8 mil reais de salário.

Princeton (Estados Unidos) 1746
É a universidade que mais investe nos alunos. Em 2005, foram 3,6 milhões de reais por estudante! Essa dinheirama vem acompanhada de um código de honra radical: as provas não precisam de professor vigiando porque cada estudante assina um documento prometendo não colar. Quem quebrar o código pode ser expulso.Curiosidade: Um dos professores é o matemático John Nash, biografado no filme Uma Mente Brilhante. Entre os ex-alunos, destaque para os ex-presidentes americanos James Madison, Woodrow Wilson e John F. Kennedy.
Pasadena (Estados Unidos) 1891
Centro de excelência em ciências naturais e engenharia, o California Institute of Technology coleciona 32 Prêmios Nobel. É o melhor índice per capita de Nobéis do mundo: a cada 800 alunos e professores, um é agraciado com o prêmio. O mais famoso laureado é o químico Linus Pauling, que recebeu o Nobel duas vezes – de química e da paz.Curiosidade: Os estudos no Caltech são tão puxados que os alunos adoram a frase “Estudar, Dormir ou Socializar: escolha dois”. Pouca gente se forma em apenas quatro anos.

7) YALE

New Haven (Estados Unidos) 1701
É o lar dos três últimos presidentes americanos: Bush Pai, Bill Clinton e Baby Bush. Apesar disso, Yale é uma ótima universidade. Os 11 mil alunos dispõem de 11 milhões de livros nas áreas de exatas, humanas e biológicas. Nos campos acadêmico e esportivo, rola uma rivalidade com a universidade de Harvard. O engraçado é que os fundadores de Yale foram alunos de Harvard…Curiosidade: O grito de guerra de Yale é obra do ex-aluno Cole Porter, um dos maiores compositores americanos.

6) UC BERKELEY

Berkeley (Estados Unidos) 1868
Avanços científicos como a descoberta do plutônio e o desenvolvimento de tecnologias para a internet brotaram no campus da Universidade da Califórnia, na cidade de Berkeley. Poderosa em física, química e ciências biológicas, a instituição forma todo ano 5 500 bacharéis, 2 mil mestres e 900 doutores.Curiosidade: 35 das 36 graduações estão entre as dez mais de suas áreas. E, no doutorado, Berkeley é a única escola com todos os cursos no Top 5 de seus campos de atuação nos EUA.

5) STANFORD

Stanford (Estados Unidos) 1891
Fera nas áreas de engenharia e tecnologia, Stanford serviu de berçário para grandes empresas de informática, como HP, Yahoo! e Google. Quer dizer que lá só tem nerd? Nada disso: o programa atlético da universidade é o melhor dos Estados Unidos.Curiosidade: Se Stanford fosse um país, ficaria com a sétima posição no quadro de medalhas da Olimpíada de 1996. E nos Jogos de Atenas, em 2004, os alunos faturaram 17 medalhas.

4) OXFORD

Oxford (Inglaterra) 1167 (estimativa)
Você leu certo: Oxford foi fundada há 839 anos! Pela mais antiga universidade de língua inglesa do mundo já passaram quatro reis da Inglaterra, 25 primeiros-ministros ingleses e até um papa. A instituição é super-hiper-megatradicional. Tanto que uma de suas faculdades, o St. Hilda’s College, até hoje só aceita matrículas de mulheres!Curiosidade: O ano acadêmico em Oxford é dividido em três períodos de oito semanas. Fazendo as contas, são 24 semanas de aula e 28 semanas de férias. Mas o ritmo é puxadíssimo.

Cambridge (Inglaterra) 1209
Nenhuma universidade no mundo supera os 81 Prêmios Nobel ligados à Cambridge. Ícones da ciência como Isaac Newton, Charles Darwin e Stephen Hawking já passaram por lá como alunos ou professores. Em homenagem à sua excelência educacional, Cambridge virou nome da cidade que abriga a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos – os pioneiros de Harvard foram ex-alunos de Cambridge.Curiosidade: Os interessados em ingressar nas duas grandes universidades britânicas são tantos que ninguém pode se inscrever para Oxford e Cambridge no mesmo ano.

2) MIT
Cambridge (Estados Unidos) 1861
Investindo pesado na pesquisa em computação e microeletrônica, o Massachusetts Institute of Technology faturou 14 Prêmios Nobel só nos últimos cinco anos. Desde a Segunda Guerra, o MIT encabeça vários projetos de segurança nacional. A grande ironia é que o instituto é também considerado o berço da cultura hacker…Curiosidade: O rendimento somado de todas as empresas fundadas pelo MIT e seus ex-alunos equivale à 24ª economia mais forte do mundo!

Cambridge (Estados Unidos) 1636
A melhor universidade do mundo é também a mais antiga dos Estados Unidos. Além de colecionar 75 Prêmios Nobel e manter a terceira maior biblioteca do mundo – a primeira entre as universidades, com mais de 15 milhões de livros -, Harvard tem o maior orçamento para pesquisa e ensino. Em 2005, mais de 57 bilhões de reais engordaram os cofres da instituição. Entrar lá não é fácil. De todos os alunos inscritos para a admissão em 2006, apenas 9,1% foram selecionados.Curiosidade: As filmagens de Love Story, na década de 1960, foram as últimas permitidas no campus. Filmes como Legalmente Loira, A Firma e Gênio Indomável são ambientados em Harvard só de mentirinha.
Cliquem nos logotipos das Universidades para visitar seus respectivos sites.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s