40% dos trabalhadores do mundo são mulheres

Em todo o mundo, há quase 67 mulheres economicamente ativas para cada cem homens na mesma situação. De todas as pessoas empregadas, 40% são mulheres, e essa realidade não se altera há dez anos.Apesar disso, têm se registrado avanços no número de mulheres que têm acesso a empregos dignos. Esses dados são do relatório “Tendências Mundiais do Emprego das Mulheres”, divulgado nesta quinta pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Em números absolutos, é igual a quantidade de mulheres e homens com idade para trabalhar (maiores de 15 anos na maioria dos países): 2,4 bilhões em cada grupo, de acordo com dados de 2007. Mas, desse total, só 1,2 bilhão de mulheres têm emprego (na economia formal e na informal), enquanto 1,8 bilhão de homens está trabalhando.

Ou seja, a proporção de mulheres em idade de trabalhar que têm emprego é de 49,1%. Para os homens, essa relação é de 74,3%.

Números anteriores

Em relação a 1997, os números caíram levemente, mas a queda for maior no caso masculino: o índice era de 49,5% para as mulheres e 75,7% para os homens.

Perfil

A publicação da OIT diz, que nos países industrializados, pode-se atribuir a falta de postos ocupados por trabalhadoras à escolha de algumas mulheres em cuidar apenas do lar. Mas, nas regiões menos desenvolvidas no mundo, segundo o relatório, “permanecer à margem da força de trabalho não é uma escolha da maioria das mulheres, mas sim uma situação forçada”.

Fonte: http://www.bonde.com.br/bondenews/bondenewsd.php?id=242LINKCHMdt=20080306

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s