Quando o MBA faz diferença no currículo

Universitários recém-formados ou com pouca experiência têm investido fortemente em MBAs para fortalecer seus currículos, como um diferencial em processos seletivos. Atualmente, essa vantagem competitiva está perdendo força.“Uma pesquisa da Datafolha apontou que 74% dos gestores consideram que o momento ideal para um profissional cursar um MBA é quando ele atinge o nível gerencial de uma empresa. Muitos jovens têm enxergado o MBA como uma alavanca para conseguir um bom emprego ou mesmo um aumento salarial, mas em sua maioria não estão preparados ou ainda não têm o know-how necessário para aplicar o que aprendem em sala de aula”, afirma Ivan Witt, sócio da Steer Recursos Humanos, empresa especializada em aconselhamento profissional e em recrutamento e seleção para cargos de alta qualificação.

Na hora de analisar os currículos, as empresas prestam atenção em todos os detalhes, principalmente a instituição na qual o MBA foi feito. No Brasil existem hoje mais de 6 mil ofertas de cursos de MBA nas mais diversas áreas, sendo que o pré-requisito, na maioria deles se restringe apenas à graduação em qualquer curso.

“O jovem precisa tirar vantagem do seu curso de graduação, tentando destacar-se através de boas notas, ter fluência num segundo idioma, de preferência o inglês, e entender bastante da cadeia de valores do mercado em que pretende atuar – e o melhor jeito de se aprender é o dia a dia, nas interações com seus colegas, nos estágios, nos programas de trainee, no trabalho e através de leitura, seja ela de jornais, livros, revistas ou internet. O MBA deve ser visto como uma próxima etapa. E ela só deve ocorrer em uma instituição idônea, num curso reconhecido, que fornecerá ferramentas para que o profissional some os conhecimentos novos às experiências vivenciadas, ampliando seu conhecimento sobre negócios”, completa Ivan Witt.

Avaliar criteriosamente os cursos oferecidos no mercado, o processo de seleção dos novos alunos e, principalmente, conversar com professores e ex-alunos, são fundamentais na hora da escolha. O investimento em um curso de MBA é alto e o retorno tem que ser real.

Fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/quando_o_mba_faz_diferenca_no_curriculo/14476/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s