A frustação é uma das barreiras a serem derrubadas pelo candidato reprovado no vestibular!

Apostilas, cadernos, números, fórmulas e até musiquinhas. Noites mal dormidas, dias bocejando, é, realmente o ano do vestibulante é um ano único na vida. Tudo em busca de um único objetivo: passar e começar uma nova etapa.
Boa parte de seu tempo foi gasto com essa preocupação, deixando de lado pais, namoradas ou namorados e suas diversões. Tudo isso vale a pena para conquistar esse objetivo.
Estamos em uma época de resultados. Os candidatos anseiam pelo famoso “banho de lama”. O dedo na lista, os olhos brilham a procura de seu nome. Mas, o que acontece quando ele não acha?
A frustação na hora é inevitável, o pensamento de ter que fazer todo o esforço novamente ou te ter perdido um ano. É aí que entra o apoio daqueles que ficaram um pouco de lado para os estudos.
“Quando acontecer esta situação a família deve apoiar, conversar muito com o seu filho. O apoio dos amigos neste momento também é muito importante. É frustrante não ser aprovado no vestibular, mas fazer o que? Você tentou, se esforçou, apostou todos os seus conhecimentos, não adianta se culpar, tente novamente e não perca a esperança”, recomenda a psicóloga Lisiane Sell.
Outra orientação é para os pais não ficarem se lamentando pelo fato de o filho não ter sido aprovado. Isso só gera nele mais angústia, frustação e baixa-estima. Todos ficam um tanto estressados na hora, mas mantendo a calma o vestibulando vai ter a estrutura de se reerguer e começar de novo, com uma vantagem: vai estudar o que já sabe, e as chances vão ser maiores de passar em um novo teste.

Carta ao vestibulando


Você resolveu ingressar em um curso superior. A escolha deve ser sua, de ninguém mais. Certamente, sua opção será por uma faculdade cujo diploma tenha reconhecimento no mercado de trabalho. Esse tipo de faculdade é muito procurado, e a relação entre o número de vagas e o de candidatos interessados exige que eles entrem em competição. Você terá de disputar sua vaga, concorrer por ela.

O vestibular é um concurso como tantos outros; destina-se a selecionar os candidatos mais bem preparados para ocupar as vagas disponíveis. Será o primeiro grande desafio de sua vida adulta. Não será o último: haverá muitos outros, como a procura de um emprego e a manutenção de um emprego…

Os alunos do Ensino Médio, em sua maioria, estudam em véspera de prova para tirar uma certa nota que lhes possibilite passar de ano. Não estudam com a finalidade de aprender. Agora as coisas vão mudar: a situação exige nova postura, mudança de hábitos.

Organização é a palavra chave. Na vida há tempo para tudo; a sabedoria está em saber distribuí-lo entre o estudo, a convivência familiar, a prática esportiva e o lazer.

Como você deve orientar-se no estudo?

De manhã, participe ativamente das aulas. Concentre-se na exposição de seus professores. Resolva com garra os exercícios propostos por eles. Resultado: você terá ENTENDIDO as aulas da manhã. Em casa, faça os exercícios correspondentes e… APRENDA. A aprendizagem se faz em dois tempos: 1o tempo, na sala de aula; 2o tempo, em casa.

Arranje um espaço conveniente para estudar em casa, com uma mesa com gavetas e uma estante para os livros. Procure estar com sua família durante as refeições e peça que não toquem em assunto de vestibular.

Sem dúvida a alimentação oferecida em sua casa é adequada, mas das horas de sono é você quem deve cuidar, para levantar-se com disposição. A prática esportiva e o lazer vão depender da sua boa organização de vida. A meta é que você chegue ao vestibular com preparação intelectual, física e psicológica. O equilíbrio desses três fatores determinará o seu rendimento final.

Nunca se preocupe com o que os outros sabem. Você, no fundo, vai competir consigo mesmo, à procura da superação dos seus próprios limites.

Sucesso!

Nicolau Marmo

Coordenador-geral do Sistema Anglo de Ensino

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s