Preparação para vestibular

Professora de Psicologia fala sobre preparação para vestibular na UNOESTE


O momento da escolha profissional é muito aguardado na vida dos jovens. Fazer a opção por uma carreira pode trazer muitas dúvidas e, por isso, é necessário fazer uma preparação antes do vestibular. Para aqueles que já decidiram, é hora de se concentrar para o processo seletivo. De acordo com a diretora do Curso de Psicologia da Unoeste, professora Regina Gioconda de Andrade, os candidatos precisam se programar antecipadamente para o dia da prova. “Uma das questões fundamentais é a pessoa estar bem informada sobre o local, para não ficar nervosa com algum imprevisto. Assim, é importante visitar o lugar da prova antes, conhecer o melhor caminho para chegar e sair antecipadamente de casa”, lembra ela.

Para a professora, no dia da prova, a ansiedade é a pior inimiga dos candidatos. O nervosismo pode ocasionar os famosos “brancos”, por isso, é preciso estar tranqüilo e preparado. “É importante acordar cedo, vestir uma roupa confortável e cuidar da alimentação, com uma refeição nutritiva e energética, para ajudar nas horas de prova”. Ela também explica que estudar na véspera não traz nenhum rendimento e a pessoa pode ficar mais nervosa. “Um dia antes da prova é preciso se distrair, recarregar a energia para ter um bom rendimento e manter a calma”.

A indecisão sobre o curso a ser escolhido é outro fator comum. “A escolha é um processo que gera um conflito e não dá para decidir em cima da hora. É importante olhar para o mercado de trabalho e identificar se a escolha tem a ver com o que você gosta e sabe fazer. Ficar indeciso é doloroso para os jovens e, é nessa hora, que eles escolhem qualquer curso para sair dessa situação. A escolha tem que satisfazer a pessoa”, explica a professora.

A dica que Regina Gioconda dá aos alunos ainda indecisos com a futura profissão é pesquisar sobre todos os campos que cada uma abrange. “O que ajuda muito também é conversar com os pais e professores, porque eles já passaram por esse momento. Outra dica é procurar um profissional na área da carreira pretendida e ver exatamente todos os processos do trabalho, se nada disso adiantar, é importante procurar o acompanhamento de um profissional especializado na orientação profissional”.

Os alunos e professores do Curso de Psicologia da Unoeste oferecem o serviço de Orientação Profissional na clínica-escola, localizada no campus II da universidade. Para mais informações o telefone é (18) 3229-2061. A Unoeste está com inscrições abertas para o Vestibular 2008, que será realizado no dia 28 de junho, às 8h, no campus II – rodovia Raposo Tavares, Km 572, no bairro do Limoeiro. São oferecidas vagas nos 40 cursos de graduação (Licenciatura, Bacharelado e Superior de Tecnologia).

Serviço – As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de junho pela internet, através do site http://www.unoeste.br/vestibular ou na secretaria do campus I, que fica à rua José Bongiovani, 700, bairro Cidade Universitária, aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Fonte: Unoeste

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s