Estágios UFSC

Nº 564/DES/08 (Eletrônico)                                                                        DATA: 04/08/2008

Aos (Às): Alunos(as) dos Cursos de Graduação da UFSC
Do: Departamento de Estágios da PREG

Assunto: ESTÁGIOS: Informações e Procedimentos

Prezado(a) Acadêmico(a);

Dando as BOAS VINDAS AOS ACADÊMICOS DA UFSC, em especial aos CALOUROS DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2008, o Departamento de Estágios (DES) da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) informa:


1.
O QUE É ESTÁGIO:

“Considera-se estágio curricular, as atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas ao estudante pela participação em situações reais da vida e trabalho de seu meio, sendo realizadas na comunidade em geral ou junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado, sob responsabilidade e coordenação da Instituição de Ensino” (UFSC) – Art. 2º Dec. 87.497/82.

2. TIPOS DE ESTÁGIOS:

Os estágios classificam-se em obrigatórios e não-obrigatórios.

O estágio curricular obrigatório constitui-se uma disciplina do currículo pleno do respectivo Curso. Já o estágio curricular não-obrigatório constitui-se em atividade complementar à formação acadêmico-profissional do aluno, realizado por livre escolha do mesmo, dentro de sua área de formação (Res. 09/CUn/98).

3.DURAÇÃO:

a)    Os estágios não-obrigatórios poderão ter no MÁXIMO 6 (seis) horas/dia ou 30 (trinta) horas semanais de atividades, salvo exceções previstas nos Regulamentos dos Cursos.

b)    Os estágios obrigatórios poderão ter atividades em tempo integral, quando estas estiverem previstas nos regulamentos internos dos Cursos, não podendo ser inferior a um semestre letivo.

4.REQUISITOS:

a)    O estágio deverá compatibilizar-se com o horário de aula do estudante;

b)    O aluno poderá fazer um estágio de cada vez, salvo exceções previstas no projeto pedagógico do Curso;

c)    O aluno deverá obter informações com o Coordenador de Estágio do Curso, para saber qual a fase ou quantas horas-aula deverá ter cumprido como pré-requisito, ANTES DE INICIAR o estágio;

d)    DEPOIS DE OBTIDA A VAGA DE ESTÁGIO o aluno deverá acessar o Sistema de Informações para Acompanhamento e Registro (SIARE) e registrar o pedido de estágio, atendendo as orientações indicadas no item (5) abaixo.

e)     COMO ACESSAR O SIARE:  O SIARE é acessado via internet por meio do navegador Mozilla Firefox no endereço:
http://despreg.inf.ufsc.br/siare-estudante


5. PROCEDIMENTOS:

a)    REGISTRO: O aluno acessa o SIARE e registra os dados do estágio (obrigatório ou não-obrigatório) pretendido. A INSERÇÃO DO ESTÁGIO NO SISTEMA É OBRIGATÓRIA aos alunos de todos os cursos de graduação e ensino médio;

b)    AVALIAÇÃO: O Coordenador de Estágio analisa e avalia a solicitação, em conformidade com o projeto pedagógico do Curso e, não havendo problemas, autoriza a geração dos documentos (relacionados no item abaixo) que institucionalizam o estágio;

c)    DOCUMENTOS: O estudante gera e imprime, em 3(três) vias, os documentos: Termo de Compromisso de Estágio (TCE) e Plano de Atividades do Estagio (PAE), colhe as assinaturas e entrega os documentos ao Coordenador de Estágios do Curso;

d)    ACOMPANHAMENTO: O TCE e o PAE serão gerados pelo SIARE, depois de apreciado pelo Coordenador de Estágio. O aluno receberá uma informação para a impressão dos documentos e obter as assinaturas.

e)    APRECIAÇÃO FINAL: O Coordenador de Estágios recebe os documentos impressos e assinados, registra-os no SIARE confirmando a entrega dos documentos. Retém uma da cópia do TCE e entrega 2(cópias) ao aluno, sendo uma destas, destinada ao concedente/ofertante e outra, para sua própria comprovação;

f)    PRAZO PARA O ALUNO: O aluno dispõe de 10(dez) para registrar seu estágio no SIARE, contados a partir do início do estágio.

g)    PRAZO PARA O COORDENADOR: O Coordenador de Estágio terá o prazo de 20(vinte) dias, contado a partir da data do registro no SIARE para: a) apreciação do pedido de estágio; b) oferecer críticas e sugestões ao PAE; c) aguardar as correções a serem feitos pelo aluno; d) verificar o rendimento acadêmico/escolar do aluno; d) analisar a compatibilidade dos estágios com os nº créditos; e) verificar o atendimento de outras exigências do Curso;  ou f) rejeitar pedido de estágio.

h)    PERÍODO TOTAL de REGISTRO: O período total contado a partir do início do pedido do estágio até a apreciação no SIARE é de 30 (trinta) dias. Findo este prazo o aluno deverá fazer uma nova solicitação.

6. INFORMAÇÕES SOBRE O EFERTANTE:

a)    O SIARE disponibiliza as pessoas jurídicas conveniadas com a UFSC que possuem Termo de Convênio para realização de estágio. Basta informar o nº do CNPJ do concedente/ofertante de estágio.

b)    Se o nome do concedente/ofertante da vaga de estágio não estiver indicado, entre em contato com o DES/PREG – estagiopreg@reitoria.ufsc.br. – Fone: 3721-9296.


7. SAIBA MAIS:

Outras informações sobre legislação, regulamento dos cursos e a organização e funcionamento dos estágios na/da UFSC poderão ser obtidos pelo site:
http://www.reitoria.ufsc.br/estagio/

ESTÁGIO É ENSINO! BOAS ATIVIDADES!

Cordialmente,

-- 
Profª Maria de Lourdes Pereira Dias           
UFSC - PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO-PREG
DIRETORA DO DEPARTAMENTO DE ESTÁGIOS-DES
Prédio da Reitoria, 2º andar, Sala 05 - Caixa Postal, 467         
88.040.900 - Florianópolis (SC) - B R A S I L       
Fones: (0 xx48)-3721-9296  
Fax: (0xx48) 3721-9296  
E-mail: estagiopreg@reitoria.ufsc.br
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s