COMO SER APROVADO NA FUVEST 2009

Por: Rogério Strazzeri

Se você acessou este artigo procurando uma fórmula mágica para ser aprovado na Fuvest 2009 continue lendo o restante deste artigo. Porém, se você espera que seguir esta fórmula não exige esforço e dedicação, vá a assistir tv ou jogar video game.

De fato, a grande maioria dos aprovados na Fuvest todos os anos tem uma fórmula para seu sucesso e está fórmula é em geral comum a todos eles.

Conheça o segredo dos melhores vestibulandos do país, ponha-os em prática e seja bem sucedido no vestibular Fuvest 2009.

1 – CONSTÂNCIA

Quando perguntaram à madre Teresa, uma das maiores humanistas da história, ganhadora do prêmio Nobel da paz como ela conseguia ajudar tantas pessoas sua resposta foi simples: “Uma de cada vez”.

A constância é sem dúvida um dos maiores segredos do sucesso em qualquer área. Fazer um pouco de algo todos os dias por muito tempo é melhor e muito mais eficiente que fazer algo intensamente por pouco tempo.

Eficiência e constância são palavras que andam lado a lado. Para ser eficiênte no vestibular você deve se comprometer a se dedicar a ele todos os dias.

2 – COMECE AOS POUCOS.

90% dos vestibulandos que pretendem concorrer a uma vaga nas melhores universidades desiste durante o processo e dos 10% restantes metade não está suficientemente preparado para conseguir uma vaga. Ou seja, você estará concorrendo efetivamente com apenas cerca de 5% dos estudantes.

Grande parte dos estudantes desiste, pois pois não conseguem manter um ritmo constante por muito tempo. Geralmente se dedicam muito lgo no início e desistem por não aguentar manter o ritmo por muito tempo.

Procure começar aos poucos. Na primeira semana separe apenas poucas horas do dia para estudra e vá aumentando seu ritmo de estudos gradualmente. Não se desespere se você não consegue entender aquela matéria complicada de física e não gaste todo seu tempo de estudo tentando resolver aquele problema de matemática. Comece aos poucos e não exija de você mais do que você possa realmente dar.

3 – AJUDE E SEJA AJUDADO

Um dos maiores segredos de sucesso é ajudar o próximo e não ter vergonha de procurar ajuda. Não passe 1 hora tentando descobrir como resolver um exercício extremamente complicado. Busque ajuda com professores e colegas, muitas vezes a há um metodo simples de resolução e ao descobrí-lo você conseguirá colocar em prática para outros exercícios. Tente pegar a lógica e aplicá-la em diferentes exercícios.

Da mesma forma auxilie quem necessita de ajuda. Este é um excelente método de colocar em prática seus conhecimentos e preparar-se para o vestibular.

Hoje a internet dá um grande auxílio para quem precisa

de ajuda ou quer ajudar. Sites como o Amigo Nerd reunem diariamente milhares de estudantes de todo país perguntando e resolvendo questões do vestibular. Use esta ferramenta para o vestibular.

4 – EXTRA CLASSE

Durante as aulas todos os estudantes estão fazendo (excetuando-se alguns alunos) a mesma coisa. prestando atenção na aula. O grande diferencial está no que eles fazem após as aulas.

Grande parte dos aprovados na Fuvest gastam boa parte do seu tempo após as aulas estudando, pesquisando e resolvendo exercícios.

5 – USE A INTERNET

Use a internet nos seus estudos. Muito material publicado na internet em sites como o Mundo Vestibular, Portal do vestibular e muitos outros são exclusivos e detalhados e servem de grande ajuda para quem está prestando vestibular. Pesquise sobre assuntos, vá além dos livros e estude de forma abrangente.

6 – CRIE UM PROGRAMA

Crie um programa de estudos. Prepare antecipadamente o que você irá estudar e como irá estudar. Veja um exemplo de programa de estudos abaixo:

ESTUDAR – QUINTA FEIRA

BiologiaCitologia (fazer 10 exercícios)
MatemáticaConjuntos (fazer 15 exercícios)
HistóriaRevolução Francesa (Ler matéria do site Mundo vestibular, conferir os exercícios resolvidos e fazer 10 exercícos)

Buscar exercícios resolvidos no Amigo Nerd e usá-lo para tentar ajudar com minhas dúvidas.

Assistir a vídeo aula sobre Análise Sintática.

Coloque metas para cada dia e busque atingir estas metas.

7 – DESCANSE

Descansar é fundamental para ter um bom aproveitamento do que foi estudado. Durma de 7 a 9 horas por noite, se alimente bem, separe um tempo para afzer algo relaxante e procure fazer pelo menos 30 minutos de alguma atividade física.

O stress faz com que se perca grande parte do que foi estudado. Estudantes descansados e relaxados possuem um maior aproveitamento nos estudos.

Aproveite as dicas, coloqueas em prática e seja aprovado no vestibular Fuvest 2009.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: