UFSC lança curso de Relações Internacionais focado no perfil exportador catarinense

Entre as novidades do Vestibular 2009 da UFSC está o Curso de Relações Internacionais. O curso terá como objetivo criar competência técnica nos diversos campos das relações internacionais, com ênfase nos aspectos voltados às relações econômicas entre países. Isto pautado na crescente inserção da economia brasileira no cenário internacional e nas características específicas do estado de Santa Catarina, que conta com um conjunto importante de empresas exportadores, logística de transportes voltada para o comércio exterior e tem uma localização privilegiada no maior processo de integração regional brasileiro, ou seja, o Mercosul.

O egresso do curso de relações internacionais poderá trabalhar em agências governamentais, em empresas privadas ou públicas e em organizações internacionais. A absorção no mercado de trabalho do egresso do curso de Relações Internacionais da UFSC estará prioritariamente relacionada às demandas do mercado de trabalho que envolvam relações econômicas entre países.

Será o primeiro Curso de Relações Internacionais promovido por uma universidade pública em Santa Catarina. Outros dois funcionam em instituições privadas. Há trinta anos que o Centro Sócio-Econômico da UFSC não criava novas habilitações. Com o projeto de expansão da UFSC, a estrutura do Departamento de Economia, integrada com as áreas de Sociologia, História, Direito e Comunicação foi mobilizada para ofertar esta nova possibilidade de formação profissional.

O curso tem duração de quatro anos. São 80 vagas oferecidas no Vestibular, divididas nos dois semestres letivos de 2009. Para o professor Jaime Coelho, coordenador do curso de Relações Internacionais, a formação será voltada para o perfil exportador das indústrias de Santa Catarina, oferecendo ao aluno referenciais de trabalho com afinidade nas áreas de comércio exterior, negociação internacional e diplomacia.

Como o curso também será focado nas finanças internacionais, a UFSC manterá convênios com universidades estrangeiras, permitindo ao aluno de Relações Internacionais cursar disciplinas no exterior e vivenciar a dinâmica econômica de outros países. No currículo, os alunos também terão aprendizado em língua estrangeira, justamente visando esta integração com outras nações.

Mais informações com o professor Jaime César Coelho pelos telefones (48) 3721-9776 e 3721-9458 ou pelo e-mail cesarjaime@uol.com.br.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s