Como Ser Aprovado no Vestibular

Por: Rogério Strazzeri

Todos os anos milhares de estudantes de todo país começam seus estudos com um único e comum objetivo em mente: Ser aprovado no Vestibular. Muitos desistem perante tão penoso desafio, outros persistem, mas sem obter satisfatório resultado e uma pequena minoria chega com sucesso ao final da caminhada do vestibular sendo aprovado numa boa universidade.

1

De fato, o vestibular não é misericordioso com os vestibulandos e uma vantagem quase insignificante pode fazer a diferença entre uma vaga na faculdade dos sonhos ou mais um ano sentado na cadeira do cursinho. Poucas pessoas sabem, mas algumas características importantes diferem o aluno de sucesso de todos os outros.

Não existe formula mágica, mas sim estratégias que podem dar ao mais relapso dos alunos uma vantagem competitiva no vestibular e colocá-lo a frente na disputa. O guia “Como Ser Aprovado no Vestibular” vai lhe ensinar estratégias e dinâmicas de estudo que lhe ajudarão a atingir seu máximo potencial e conseguir ser aprovado no vestibular.

Conheça-se a si Mesmo

Conhecer os outros é inteligente, conhecer-se a si mesmo é a verdadeira sabedoria”. Oscar Wilde
O primeiro passo para qualquer projeto na vida começa por conhecer-se a si mesmo. Sem se conhecer fica difícil traçar expectativas reais e criar um plano que pode ser efetivamente seguido por você.

Quem é você?

  • Você gosta de estudar ou estudar é uma necessidade?
  • Você é mais produtivo pela manhã ou a tarde?
  • Você é mais reservado ou mais aberto e comunicativo?

A resposta para estas perguntas podem lhe ajudar a traçar seu perfil e assim planejar melhor sua rotina de estudos. Um estudante pouco produtivo pela manhã deveria deixar as manhãs para dormir, descansar e realizar qualquer outra atividade e optar por estudara tarde e a noite. Daniela, uma vestibulanda aprovada na faculdade de medicina da Unifesp, sabia que sua produtividade era pequena durante a manhã e por isso optou por fazer cursinho a tarde e estudar a noite.

“Entrava no cursinho a 1 da tarde, saia as 6, jantava e ficava estudando até as 11:30 da noite. No dia seguinte acordava as 9 da manhã descansada, realizava algumas tarefas, almoçava e seguia para o cursinho. Esta mudança nos horários de estudos fez toda diferença no meu desempenho.”

Procure descobrir quais os períodos do dia em que você é se sente mais confortável e atento para os estudos e escolha este período para estudar. Da mesma forma separe a parte do dia em que você é menos produtivo para outras atividades. Procure também entender seu relacionamento com os estudos.

Se você não for uma pessoa muito interessada em estudar, procure criar pequenas recompensas por suas conquistas nos estudos. Conseguiu finalmente resolver todos os exercícios daquele capítulo interminável de física mecânica? Dê a si mesmo um pequeno presente pela vitória. Contudo lembre-se que o maior presente é uma vaga na universidade. Faça o teste de personalidade

comeceaospoucos

Comece aos Poucos.

Em todo esporte de longa duração o atleta se poupa durante os primeiros 2/3 da prova e começa a exigir mais de si a parte final. O Vestibular é uma maratona extremamente longa em que muitas vezes se estuda durante o ano inteiro para realizar apenas uma única prova.

Assim como um atleta se poupa numa corrida de longa duração, o vestibulando deve se poupar para não perder o fôlego no meio do caminho. Estude gradativamente.

Crie uma rotina de estudos que vai aumentando em quantidade e horas de estudo aos poucos. Não comece a estudar as 7 da manhã e só pare às 11 da noite. O cérebro precisa ser treinado para sua nova rotina e qualquer sobrecarga pode fazer que em pouco tempo você fique desmotivado e até se esqueça de muita coisa que aprendeu. Veja a tabela abaixo

leitura exercícios extras
Semana 1 3 horas 45 min 20 min
Semana 2 3 horas 1 hora 30 min
Semana 3 3:30h 1:20h 30 min
Semana 4 4h 1:45 1 hora

Seja Constante

“Se os homens fossem constantes seriam perfeitos.” (William Shakespeare) Como ser aprovado no vestibular sem ser constante? A constância é uma das grandes armas de qualquer vestibulando. O importante não é quanto você estuda, mas por quanto tempo você consegue estudar da mesma maneira.

Quando se inicía a caminhada para o teste que vai ou não lhe garantir uma vaga na universidade, milhões de estudantes seguem confiantes com o mesmo objetivo que você, porem no meio da caminhada mais de 80% dos estudantes já desistiram e dos que sobraram, menos de 10% está realmente preparado e em condições de efetivamente disputar a tão cobiçada vaga.

A grande diferença destes menos de 10% é a constância. Eles se focaram em um propósito e decidiram seguí-lo até o fim. Faça o mesmo. Mantenha-se constante em sua rotina de estudos. Por mais que você estude menos num dia ou mais no outro, procure manter um equilíbrio em sua rotina e não fuja dela.

Pesquise em diversas fontes.

Ser aprovado em qualquer tarefa, seja um emprego ou numa prova esportiva, é como passar no vestibular. É preciso dedicação, força de vontade e disciplina. Um dos segredos dos grandes atletas é que eles obtem seu treinamento de diversas fontes através de um intercâmbio de treinadores e academias.

Da mesma forma o estudante deve fazer uso das diferentes ferramentas de estudo que ele tem a mão. Não conte apenas com aquele livro de matemática ou com as aulas do cursinho. Hoje a internet dá a qualquer estudante uma grande vantagem na hora de estudar. Procure usar a internet em seu benefício para os estudos.

Exitem hoje comunidades onde os vestibulandos interagem, resolvem exercícios on-line, tiram dúvidas ou apenas discutem sobre o vestibular. Faça um bom uso destas ferramentas. Está difícil entender a teoria do livro? Procure sobre o assunto na internet? O Professor não conseguiu lhe explicar a material, visite as bibliotecas de sua região em busca de livros sobre o assunto. Veja abaixo uma lista com algumas ferramentas de estudo:

  1. Portal do Vestibular – Site sobre vestibular
  2. Amigo Nerd – Exercícios resolvidos e tira dúvidas do vestibular
  3. Comunidade do Vestibular – Mais completa comnidade para vestibulandos online
Siga as recomendações, comece aos poucos, seja constante e esteja preparado para uma das mais importantes provas de sua vida.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: