Vestibular suplementar da UFSC abre 645 vagas em quatro campi

Marcado para julho, concurso vai selecionar candidatos para oito cursos em Florianópolis, Joinville, Curitibanos e Araranguá

Szeremeta: cursos oferecem opções inéditas em cada região

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da Universidade Federal de Santa Catarina coloca ainda hoje (08/04) em sua página (www.coperve.ufsc.br) o edital do Vestibular UFSC 2009 Suplementar, que abre 645 vagas na sede, em Florianópolis, e nos novos campi de Joinville, Curitibanos e Araranguá. As inscrições, a R$ 90,00, podem ser feitas de 8 de maio a 8 de junho, somente pela Internet (www.vestibular2009suplementar.ufsc.br), e as provas serão realizadas de 12 a 14 de julho, das 14h às 18h, em locais a serem definidos posteriormente.

Oito cursos serão objeto do vestibular, que tem caráter de excepcionalidade, já que atende às necessidades dos campi pioneiros e também a demandas na sede, nos novos cursos de Educação no Campo, Engenharia Física e Fonoaudiologia, além de preencher vagas na Biblioteconomia e na licenciatura em Química. As aulas começam no segundo semestre letivo, em agosto deste ano.

De acordo com o presidente da Coperve, Júlio Szeremeta, nos novos campi os primeiros anos têm conteúdo uniforme no conjunto de disciplinas, cabendo aos alunos, depois disso, escolherem a especialização de seu interesse. Em Joinville, por exemplo, serão oferecidas 200 vagas no curso de Engenharia de Mobilidade, nome genérico que abarca duas grandes áreas e sete habilitações. Na área de Engenharia Veicular, as opções são Engenharia Naval e Oceânica, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Automobilística, Engenharia Ferroviária e Engenharia Mecatrônica. No campo da Engenharia de Transportes, os estudantes poderão optar, a partir do terceiro ano do curso, pela Engenharia de Tráfego e Logística ou pela Engenharia de Infra-estrutura.

No campus de Araranguá, a UFSC vai oferecer 100 vagas (50 diurnas e 50 noturnas) no curso de Tecnologia da Informação e Comunicação, que será desdobrado depois em três sub-áreas – Tecnologia Digital, Negócios Digitais (ambos são bacharelados) e Educação e Cultura Digital (licenciatura). E, em Curitibanos, haverá 180 vagas no curso de Ciências Rurais, que será dividido em três habilitações, ainda não definidas. “Os cursos foram criados levando em conta os arranjos produtivos locais e a necessidade de inovar, oferecendo opções que não existiam em cada cidade ou região”, diz Szeremeta.

Nos dois primeiros dias do vestibular (12 e 13 de julho), serão realizadas as provas objetivas, e no terceiro dia (14) estão previstas a redação e seis questões discursivas. Para o concurso do final do ano, que selecionará os candidatos para 2010, novos cursos deverão ser oferecidos, na sede e nos demais campi, mas esse tema será melhor discutido nos próximos meses, por causa da infra-estrutura física necessária para o seu funcionamento.

CURSOS E VAGAS

Florianópolis
Educação no Campo – 50 vagas
Engenharia Física – 30 vagas
Fonoaudiologia – 30 vagas
Biblioteconomia – 35 vagas
Licenciatura em Química – 20 vagas

Joinville
Engenharia de Mobilidade – 200 vagas

Curitibanos
Ciências Rurais – 180 vagas

Araranguá
Tecnologia da Informação e Comunicação – 100 vagas

Mais informações podem ser obtidas com o presidente da Coperve, Júlio Szeremeta, pelos fones (48) 3721-9200 e 9983-6079; com o coordenador do campus de Joinville, Acires Dias, pelo fone 9981-4114; com o coordenador do campus de Araranguá, Sérgio Peters, pelo fone 8822-4450; e com o coordenador do campus de Curitibanos, Darci Odílio Paul Trebien, pelos fones 3721-5430 e 8836-2925.

Foto: Jones Bastos/ Agecom

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s