Fuvest 2010: para pró-reitora da USP, não há motivos para aflição dos vestibulandos

17/04/2009 – 08h30

Fuvest 2010: para pró-reitora da USP, não há motivos para aflição dos vestibulandos

A pró-reitora de graduação da USP (Universidade de São Paulo), Selma Garrido Pimenta, afirmou ontem (16) que não há motivos para aflição entre os estudantes que já estão se preparando para o exame da Fuvest. O Conselho de Graduação da USP aprovou mudanças para o próximo processo seletivo na tarde de ontem.

Segundo ela, as novas características do vestibular Fuvest para ingresso nos cursos de graduação da USP não representam uma total ruptura com o que já vem sendo realizado. O conteúdo é o mesmo, sendo mantidos os mesmos programas das disciplinas.

A professora também tranquiliza os candidatos em relação ao anúncio da relação de disciplinas do terceiro dia por carreira. “A divulgação será feita de maneira antecipada, no máximo na data da divulgação da resolução do vestibular – mas estamos fazendo um esforço para que este anúncio seja feito antes mesmo disso”, anunciou.

Menos estresse

Uma das principais modificações anunciadas foi transformar a primeira fase em eliminatória (antes ela era classificatória também). Isso tem como objetivo aprimorar a seleção baseada no mérito. “Estudos e análises realizados pelo GT [Grupo de Trabalho] Vestibular demonstraram que o desempenho na primeira fase tem sido pouco preditivo do bom aluno que se revela na segunda fase”, explica Selma.

A redistribuição de dias e horas de provas – a segunda fase terá três dias de exame – procurou atender a demandas dos próprios estudantes que se queixavam de cansaço e estresse causado pela maratona de provas.

Questionada se há mais mudanças em vista, a professora reiterou que nada neste tipo de processo “é feito de forma brusca”. Mas, sim, há uma agenda de avaliações para possíveis mudanças, com destaque para um projeto de unificação da primeira fase entre as três universidades estaduais paulistas: USP, Unesp e Unicamp. “Estas três instituições têm características muito parecidas, mas também têm suas especificidades que devem ser preservadas. Para avaliar como isto pode ser feito ainda temos que nos debruçar sobre esta proposta”, conclui.

Perfil do selecionado

A prova do vestibular é concebida para selecionar candidatos que tenham as características valorizadas pela USP no seu quadro de alunos. Para o grupo que estudou as mudanças no vestibular, a eficiência do processo é medida pelo seu efeito preditivo, ou seja, pela mensuração do desempenho dos candidatos aprovados durante a graduação.

Para a USP, o novo modelo de vestibular deve ser um instrumento eficiente para selecionar candidatos que:

saibam se expressar com clareza e desenvoltura;

tenham capacidade de buscar, selecionar, organizar e interpretar informações diversas, elaborar e criticar hipóteses e argumentar sobre posições ou problemas a eles apresentados;

esbocem visões críticas do mundo e da sociedade em que vivemos;

demonstrem competência na identificação e proposição de soluções para problemas sociais, culturais, científicos e tecnológicos e

identifiquem seu campo de interesse e demonstrem habilidades para cursar a carreira escolhida

1ª fase

Como Era

Eliminava e dava pontos para a classificação final dos candidatos

Como Fica

Só elimina quem não atinge a nota de corte. Não rende pontos na classificação

2ª fase

Como era

Avaliava apenas as disciplinas específicas de cada curso. Cada candidato tinha até quatro dias de exame. Todos os vestibulandos realizavam a prova de português no primeiro dia. O número de pontos na segunda fase variava de acordo com a carreira, com total máximo de 160 pontos

Como fica

Será restrita a três dias. O primeiro continua igual. No segundo dia, haverá uma prova com 20 questões de química, biologia, matemática, física, geografia e história. No último dia é a vez das questões específicas – 12 perguntas de até três matérias escolhidas por curso

*Com informações da Agência USP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s