Quando não te deixam estudar

23/04/09

Stephan Hanada | São Paulo – SP | Prestando Astronomia

O vestibular toma muito tempo dos vestibulandos. Seja na escola e/ou cursinho ou estudando em casa mesmo. Se a pessoa estiver na escola não há muitos problemas, pois ele(a) está assistindo as aulas, ou tirando dúvidas com professor e/ou colegas ou resolvendo os execícios. O maior problema talvez seja estudar em casa, até porque é muito fácil se distrair com o mínimo de incômodo que há.

Com certeza o maior deles é o computador. Por simples motivos: muitas vezes ele está dentro do quarto do vestibulando; este se interessa mais em ficar jogando ou batendo papo no PC do que ficar de cara nos livros; a internet é muito mais dinâmica pois você tem uma infinidade de afazeres (nem sempre construtivas) muito mais interessantes, entre outros motivos.

Quando estudamos ficamos cansados muito rápido. Isso acontece porque para a passagem de impulsos elétricos entre os neurônios há deslocamentos de íons, no caso Na e K (sódio e potássio), para dentro e fora da sinapse, o que há um gasto de energia. Por isso que saímos muitas vezes exaustos de uma prova ou de um vestibular. O que acontece também é que seu cérebro é muito preguiçoso e quer economizar energia. Esse é o maior responsável pelo desinteresse pelos estudos.

Com isso seu cérebro começa a ver vantagens em ligar o computador, TV, rádio, celular, vídeo-game ou elementos do gênero que possam te distrair para que ele (o cérebro) possa efetuar o que tanto quer: economizar energia. Mesmo ele sendo o órgão mais importante do nosso corpo é o que menos quer “trabalhar”. Isso chegar a ser irônico, pois o que diferencia o ser humano dos outros animais é o intelecto altamente desenvolvido.

Mas é claro que os aparelhos eletrônicos não são os únicos culpados. Muitos dos sons que vem da rua, da obra em andamento, da festa na casa do vizinho e etc, também tiram a concentração na hora de estudar. Mas temos que lutar contra essa “preguiça” se quisermos ser bixos um dia. Ultrapassado essa barreira o caminho está metade completo. E com isso a segunda metade fica muito mais fácil de completar, nessa longa jornada que é o vestibular.

Via: http://www.sejabixo.com.br/vestibular/default2.asp?s=ralando2.asp&id=193&ano=25&titulo=Quando


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s