Por: Ivan Satuf – Portal Uai
O candidato que quiser cursar medicina na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) tem um árdua missão: vencer a brutal concorrência de 6,4 mil candidatos para as 40 vagas ofertadas. Desta vez, a pressão sobre os concorrentes será ainda maior, pois estudar muito não basta, é necessário ter atenção máxima. Um momento de distração pode determinar o futuro do vestibulando em uma acirrada disputa que tem relação de 161,65 candidatos por vaga.
O número de concorrentes em medicina no 2º Vestibular 2009 é ainda maior que o verificado na edição anterior, quando foram registrados 108,1 candidato/vaga. O segundo curso mais disputado é direito (25,4 candidato/vaga), seguido por engenharia civil (18,47 candidato/vaga). Na ponta oposta aos “campeões de audiência” está o curso de ciência e tecnologia de alimentos, com 1,63 candidato por vaga.
O comprovante de inscrição para a primeira etapa está disponível
a partir desta sexta-feira no site da UFOP. O comprovante também poderá ser retirado pessoalmente na Coordenadoria de Processos Seletivos (CPS) / Pró – Reitoria de Graduação (PROGRAD), mediante o comprovante de pagamento da inscrição.
Provas
A primeira fase das provas será realizada no dia 7 de junho em Belo Horizonte, Ipatinga, João Monlevade, Juiz de Fora, Montes Claros, Ouro Preto, Pouso Alegre e Uberlândia (MG), Ribeirão Preto, São José dos Campos e São José do Rio Preto (SP) e Vitória (ES). As provas para a 2ª fase serão realizadas no dia 28 junho em Belo Horizonte, João Monlevade, Montes Claros, Ouro Preto e Pouso Alegre (MG), Ribeirão Preto e São José do Rio Preto (SP) e Vitória (ES). Já as provas de aptidão específica são realizadas somente em Ouro Preto de 17 a 19 de julho de 2009.
A divulgação do resultado final do vestibular está prevista para 31 de julho de 2009, a partir das 13h, na Coordenadoria de Processos Seletivos (campus Morro do Cruzeiro, Ouro Preto), Divisão de Apoio Logístico da UFOP (Belo Horizonte) e pela internet.