Estratégia de Estudos

06/03/09

Rodrigo Yves | São Paulo – SP | Prestando Direito

Olá Futuros Bixos,

Bom…instintos de Capitão Nascimento à parte, Estratégia, do grego stratègós, é a mobilização de recursos no intuito de se atingir um objetivo primário. E o vestibular é uma grande guerra (se me permitem a metáfora militar), na qual se ganha nas pequenas batalhas do cotidiano, e para aguentar um ano neste ritmo marcial, é preciso muita garra, e muita estratégia.

Existe algo chamado Análise SWOT, que significa “Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats”, em português, “Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças”, e é muito útil na análise estratégica do exame vestibular:

Strengths/Forças: Quais são os pontos fortes de seus estudos? Em quais matérias você se destaca, e tem facilidade?

Weaknesses/Fraquezas: Quais são os pontos fracos dos seus estudos? O que encontramos em nós mesmos que precisa de melhoria ou aperfeiçoamento?

Opportunities/Oportunidades: Quais os acontecimentos que ocorrem em nossa volta que poderão favorecer nossos estudos e aprendizado? Como podemos aproveitar-los?

Threats/Ameaças: Quais os acontecimentos que ocorrem em nossa volta que poderão prejudicar nossos estudos e aprendizado? Como evita-los?

Questione seus métodos, por qual matéria você irá começar sua prova? O que irá comer no dia da prova? Como fazer para se tranquilizar para realizá-la? Quais são os melhores planos de estudo? Como faço para melhorar meu rendimento escolar?

Estas perguntas, são extremamente pessoais, os métodos variam de acordo com a personalidade de cada um, pense nos seus defeitos e qualidades, se analise, procure crescer.

No entanto, a estratégia não deve ser aplicada somente no campo estudantil, mas sim em um todo, visando melhorar a qualidade dos estudos como um objetivo em comum.

É preciso um equilíbrio saudável entre : Corpo, Mente e Alma.

Corpo: É possível estudar e ser saudável ao mesmo tempo, reserve tempo em sua semana para dedicar às atividades físicas, manter um bom físico é fundamental para seu rendimento na hora da prova (Permanecer sentado durante 5hs, exige um bom condicionamento) e nunca se limite às “comidas de cursinho” (trailers e etc.), alimentação saudável significa um estudo melhor.

Mente: Ter uma mente equilibrada é fundamental para se manter a calma, nunca deixe seus pensamentos tomarem conta de você, sempre foque seus objetivos, sempre tenha em mente seu objetivo final (a faculdade, esperemos). Nunca vá dormir pensando naquele exercício que você ainda não conseguiu fazer, durma bem, acorde bem, estude bem.

Alma: Quando digo alma, interpretem como quiserem, independente de sua fé, crenças e etc., afinal respeito as crenças ou descrenças de cada um. Mas vejam alma como seu interior, suas relações com as pessoas, seu bem estar astral, sua auto-estima, relacione-se com as pessoas, faça piadas, ria (até de nossa situação comovente de cursinho). Medite, concentre-se em seus objetivos, concretize-os em sua mente. Mantenham o equilíbrio.

Bom vestibulandos, espero que estas dicas lhes ajudem. Continuem estudando e ralando, nunca, nunca desistam, valerá a pena…

Abraços e bons estudos
Via:http://www.sejabixo.com.br/vestibular/default2.asp?s=ralando2.asp&id=139&ano=28

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s