Vitimização

Sábado, 14 de fevereiro de 2009

Não é a própria vítmida da situação?

Pessoal!

Hoje chegamos à distorção cognitiva, ou seja, na forma errada dos pensamentos, que mostra a vitimização. Nesta distorção olhamos para a vida com um pensamento, e conseqüentemente com uma emoção de perseguição e de que o mundo conspira contra tudo que pensamos e sentimos. Dentro desta situação acreditamos fielmente que somos a maior vítima do mundo, dos amigos, dos pais etc. Cabe relembrar que quando nos colocamos nesse papel estamos efetuando um erro de pensamento que não nos ajuda  a crescer.

Na Vitimização a pessoa se sente vítima em todas as situações e nunca se responsabiliza pelos seus sentimentos. Neste caso, sempre são os outros os responsáveis pela origem dos problemas e por aquilo que a pessoa está sentindo. Ex.: Em um concurso que não passo o problema sempre está no externo, por exemplo, na prova que estava muito difícil, na minha família que não me incentivou para estudar, etc. Enfim, vocês nunca se responsabilizam pelo seu próprio sentimento e pelo seu comportamento. Em uma briga com a esposa a responsável é sempre ela, e nunca eu, pois ela é sempre a errada que me persegue.

Observe seus pensamentos e seus sentimentos para ver se em algum momento vocês não estão nesse papel da vítima das situações. Se por ventura vocês se acharem nessa situação procurem sair dela, pois é uma das únicas formas que teremos de melhorar e resgatar todas as forças para iniciarmos este ano de estudos com garra e fé.

Não pretendo aqui dar receitas de bolo, pois fica como dica vocês olharem os posts anteriores para melhor entenderem o funcionamento de nossa mente bem com poder utilizar algumas explicações para modificar essas distorções.

Bom final de semana a todos.

Postado por Fernando Elias José às 08h40

Via: http://www.clicrbs.com.br/blog

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s