Passei na UFSC e na ESAG (UDESC). Qual o meu segredo?

Ex-aluna do Energia conta como organizou seu estudos para passar no vestibular

33333

Luiza Bonin foi aluna do Sistema de Ensino Energia de Rio do Sul e obteve êxito nas duas universidades mais concorridas de Santa Catarina. Passou no vestibular em ADM na ESAG/UDESC e em Engenharia de Materiais na UFSC. Seus dois irmãos também fazem Engenharia na UFSC.

CRISTIAN: Você planejou seus estudos? Como foi?

LUIZA: -Eu planejei sim.

-Estudava mais para as matérias que tinha mais dificuldades, e fazia os exercícios do dia sempre naquele dia.

-O que restava era feito aos sábados e não costumava estudar nos domingos.

-Tinha noção da nota de corte que eu precisava alcançar e ia atrás daquilo.

-Fiz muitas provas antigas, o que é fundamental principalmente pra UDESC.

-E uma das coisas que mais me ajudou foi ser tranqüila e confiante, tinha no meu subconsciente sempre uma firmeza que eu iria passar.

Isso, exatamente isso.

CRISTIAN: Depois que você passou nos vestibulares, mudou sua forma de avaliar seus estudos?

LUIZA: -Este final de semana que passou a Dandara (ex-aluna energia que passou em ADM na ESAG/UDESC e em Odontologia na UFSC) e eu, viemos juntas para Rio do Sul e estávamos comentando do que deu certo, e do que a gente podia ter estudado mais e diferente.

-Agora a gente tem outra noção, e uma das coisas que estávamos comentando é que muito mais do que a quantidade de estudo, a QUALIDADE dele é muito importante

Esse dois fatores aliados ninguém derruba!

-Mas por exemplo, tinha dias que passávamos a tarde inteira na biblioteca fazendo exercícios de uma ou duas matérias porém o ganho em conteúdo era pequeno. O segredo está em estudar as coisas certas. Ter uma estratégia de estudos.

CRISTIAN: Que tipos de materiais você utilizou para estudar?

LUIZA: Essa é outra coisa importante.

-Como os professores conhecem muito bem a apostila, a aula deles é direcionada para os exercícios da apostila, aí tu observa a aula que é muito boa e consegue fazer os exercícios. A partir disso tu pensa que sabe tudo sobre o assunto, o que pode ser uma ilusão.

-Então é importante que o aluno tenha um senso crítico quanto a isso, que leia o assunto na apostila ou em outros livros (estes ajudam muito) para ir um pouco além, porque o vestibular quase sempre vai.

CRISTIAN: Que outros conselhos você pode dar aos alunos que vão prestar vestibular?

LUIZA: Acho que deve colocar também que é importante ter um momento pra fazer algo que realmente goste, uma atividade de lazer ou esporte. Eu faço Judô.

-Tem um fator chave: As companhias no ano do vestibular fazem toda a diferença, é um ano que é bom ter amigos que realmente querem estudar ou que pelo menos respeitem o seu estudo.

-Os alunos devem sugar os professores, tirar o máximo de conhecimento que conseguir, pois os professores sabem muito mais do que passam em suas aulas.

-E a última dica é o treino: Fazer muitas, mas muitas provas de vestibulares anteriores e simulados, e um dica, com o tempo cronometrado, por que no dia do vestibular o tempo para fazer a prova voa, e você tem que estar acostumado com a pressão e o ritmo.

Rio do Sul, 13 de maio de 2009

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s