Curso de Turismo

Por que Santa Catarina foi considerada o melhor estado do Brasil para Turismo? Alguma dúvida?

O que faz o profissional (Via IKWA)

Viajar pelo mundo afora, conhecer novas culturas e aproveitar momentos de lazer não é bem a realidade do bacharel de turismo. Ao contrário. Este profissional estuda e trabalha muito para oferecer esses momentos para as outras pessoas. Ele gerencia a organização de viagens de lazer ou negócios, feiras, congressos e exposições. Cuida de tudo que se relaciona ao turismo: faz reservas, providencia o transporte, verifica a qualidade de hotéis, negocia preços de passagens e hospedagem, organiza passeios e excursões e presta todo tipo de assessoria ao cliente. Além disso, gerencia atividades em hotéis, empresas de eventos ou de transporte e parques temáticos. Pode também coordenar a exploração turística de uma região, promovendo e divulgando as atrações do local. É importante que este profissional fale pelo menos dois idiomas, tenha facilidade de se comunicar, iniciativa e boa formação cultural, pois em seu trabalho está em contato com pessoas de várias partes do mundo.

O curso

Dia-a-dia

Ideal para quem gosta de pôr a mão na massa, este curso tem muitas atividades práticas. Os alunos são estimulados a desenvolver projetos de planejamento turístico, fazer visitas e viagens técnicas e participar de outras atividades que os colocam em contato com o dia-a-dia profissional. Você também terá aulas no laboratório cartográfico, onde aprenderá a traçar roteiros turísticos. Aproveite o tempo livre para estudar idiomas, fundamental para o exercício da profissão. E quanto mais línguas você falar, melhor. É importante também participar de eventos extracurriculares, como seminários, palestras, oficinas e workshops, para se aproximar da rotina da profissão e se manter sempre atualizado. Para se formar, é preciso cumprir um período de estágio obrigatório.

Disciplinas

O currículo dá ênfase às disciplinas da área de humanas, como história, geografia, sociologia e português. Na parte profissionalizante, você vai estudar matérias específicas da área, como direito e legislação sobre o turismo, planejamento turístico, bens culturais, patrimônio cultural, lazer e recreação, meios de hospedagem, sistemas de transportes, entre outras. Algumas faculdades também oferecem aulas de línguas estrangeiras, mas só com elas você não tem como adquirir fluência no idioma. Ao escolher a instituição em que irá estudar, fique atento para as diferenças de currículo. Alguns cursos são focados em administração, outros em determinados aspectos do turismo, como o ecoturismo.

Ingressando no mercado

Fazer estágio é a melhor forma de conhecer o ritmo de trabalho e acumular experiência, além de ser a principal porta de entrada do mercado de trabalho. Por isso, tente estagiar além do período obrigatório exigido para se formar. Outra dica é participar de projetos de monitoria e iniciação científica para complementar sua formação.

Mercado de Trabalho

Com dimensão continental, o Brasil está começando a aproveitar melhor seu potencial turístico. Prova disto é o crescimento do setor ano a ano. Só em 2006, os postos de trabalho cresceram 21% nas empresas de turismo. Esse aumento é resultado de investimentos e oportunidades criadas pela iniciativa privada, por meio da abertura de novos empreendimentos e da ampliação de negócios turísticos por todo o Brasil. O mercado de trabalho oferece um grande leque de opções: agências de viagens; empresas organizadoras de eventos; companhias do setor de alimentos e bebidas, de transporte aéreo, rodoviário e marítimo; hotéis e outros meios de hospedagem; empreendimentos de entretenimento e lazer; entre outros. As especialidades em alta atualmente são planejamento, hotelaria e turismo ecológico. Agências especializadas em ecoturismo e esportes radicais, como rafting, escalada e mergulho, e em assessoria a municípios que querem explorar seu potencial turístico são nichos em crescimento. Outro profissional bastante requisitado, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, é o especializado em turismo de negócios, que é contratado para organizar eventos e exposições.

Teia das Profissões (Via Ikwa)

Turismo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s