Por: http://www.alessandromartins.com
1) Defina metas quantitativas
Se quiser ler tudo até começo de outubro, quando as revisões ficam mais pesadas, você tem 5 meses. Duas obras por mês. Digamos que, exagerando, cada uma tenha em média 300 páginas. Ao todo são 600 páginas por mês, mas não deve chegar a tanto.
Se você ler 20 páginas por dia cumprirá seus objetivos facilmente. Ainda que você tenha uma leitura lenta, de uma página a cada um minuto e meio, isso tomará 30 minutos diários.
2) Estabeleça uma ordem de leitura
Agora, você já sabe que terá que ler dois livros por mês. Escolha a ordem em que isso vai acontecer. Estabeleça um critério ou mais. Por exemplo:
- Familiaridade: você já leu algum? Já teve contato contato com outras obras do autor? Já viu algum filme ou peça com base na obra? A partir daí, decida se você vai começar pelas mais conhecidas ou pelas menos. Eu começaria pelas menos, para ter mais tempo para pesquisar e tirar dúvidas se for o caso.
- Afinidade: Talvez você não conheça nenhuma das obras, mas com uma breve pesquisa é fácil descobrir de quais poderá vir a gostar mais. Faça um ranking e, então, escolha se você deixa a sobremesa para o começo ou para o final.
- Tamanho: Não é dos melhores critérios, mas já é alguma coisa. Faça uma lista por ordem de tamanho e escolha por onde quer começar. Se do maior para o menor ou do menor para o maior. Outra possibilidade, já que você lerá dois por mês, é começar pelo maior e pelo menor e ir em direção aos médios.
- Dificuldade: Esse critério é um pouco mais inteligente. Algumas obras exigem mais do estudante. Tente descobrir quais são e coloque-as no começo de seu cronograma. As mais fáceis podem ficar para o final, quando a preparação para as provas estará mais puxada.
Estabelecida a ordem de leitura, siga-a. Escreva-a em algum lugar. Há mais facilidade em cumprir coisas que estão escritas.
3) Escolha horário
Considerando que você quer passar no vestibular, sua rotina deve mudar bastante e se tornar mais regrada. Não custa nada você acrescentar mais um item em seu dia a dia: o horário em que você vai ler os livros do vestibular. Nem sempre é possível fazer isso, mas as boas rotinas e os bons hábitos funcionam assim: quanto mais os repetimos mais facilmente conseguimos mantê-los.
Como vimos, 30 minutos diários são mais do que suficientes para ler todos eles. Nada impede que você divida isso em dois momentos de 15 minutos, por exemplo.
- Se você gosta de ler, coloque a leitura no fim do dia, pois vai encará-la como um momento de lazer depois de horas de estudo.
- Se você ainda não tem esse hábito saudável, coloque-o no começo do dia, pois estará mais descansado e irá se concentrar com mais facilidade.
4) Escolha um lugar
Outro item que, às vezes, é difícil de ser observado. Mas, se possível, escolha um lugar limpo, silencioso, confortável, aconchegante e que incentive a concentração e a experiência profunda da leitura. Evite a cama. A idéia é que você apreenda o máximo com o mínimo de esforço. E é muito mais fácil aprender quando associamos o aprendizado a situações prazerosas que quando o associamos a situações pouco prazerosas.