Treino de concentração para prova vestibular

Como posso aprender a me concentrar mais?

Antes, durante ou depois de estudar, as técnicas de concentração são interessantes atividades neuróbicas que podem fazer toda a diferença. Existem algumas técnicas interessantes que selecionei para você. Faça duas delas por dia, e veja a diferença em uma semana de treino.
1) Olhe na ponta do dedo indicador por um minuto, sem piscar. Conte até sessenta, na mente.
2) Faça o mesmo exercício, sem piscar.
3) Jogue uma bolinha de tênis na parede, sempre no mesmo ponto, por 100 vezes.
4) Escreva o número 8, incidindo a caneta sempre em cima das linhas escritas, como se fosse reforçar a escrita, por um minuto.
5) Posicione seu dedo em frente aos olhos (cerca de 30 cm) e focalize o dedo, depois o que estiver ao fundo, olhando através do dedo, como se visse por uma câmera fotográfica até ele ficar desfocado. Repita essa seqüência diversas vezes – foco no dedo, foco no fundo, foco no dedo, foco no fundo…
6) Olhe os ponteiros do relógio por 60 segundos.
7) Conte de dois em dois até 100. Para aprimorar, ou variar, pode contar de três em três até 99, de dois e meio em dois e meio até 100 e três e meio em três e meio 101,5.
8) Imagine uma tela de cinema em sua mente, bem grande. Projete nela algumas formas: quadrado, retângulo, reta, ponto, triângulo… Depois imagine cores dentro das formas: verde, amarelo, azul, branco, laranja…
9) Observe um objeto por 60 segundos. Feche os olhos e lembre do maior número de detalhes possível.
10) Mantenha a cabeça firme e movimente somente os olhos: olhe para o lado direito e depois para o lado esquerdo, em movimentos bem amplos e lentos. Faça o exercício contando de um a 20 cada vez que olhar para o lado direito.
11) Faça o mesmo exercício olhando, agora, para cima e para baixo (vinte vezes também) e depois em círculos.
12) Conte mentalmente até 60 segundos, em ordem decrescente: 60, 59, 58… Se esquecer onde está, distrair-se, comece tudo de novo.
13) Este é bem interessante, pois alia concentração e relaxamento: feche os olhos e imagine uma tela de cinema, na qual projeta o número 1. Quando expirar, imagine que está assoprando o número 1 para longe, tão longe que ele desaparece no infinito (faça um biquinho com a boca para soltar o ar). Quando inspirar veja aparecer o número 2. Continue respirando lenta e pausadamente até chegar no 100. Você pode tentar também na ordem inversa, de 100 a 1 especialmente naquelas noites que estiver com dificuldade para dormir.

Via: http://www.leofraiman.blogspot.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s