Abertas inscrições para vestibular da UFPR

Instituição recebe pedidos de isenção entre 14 e 18 de setembro

Publicado em 31/08/2009 – 17:00

Até 30 de setembro, a UFPR (Universidade Federal do Paraná) recebe inscrições para o vestibular 2010. A taxa é de R$ 72,00 e a primeira fase, prevista para 15 de novembro, foi adiada para o dia 29 do mesmo mês. A prorrogação foi decidida por causa da epidemia de gripe A(H1N1) no Paraná, que adiou a volta às aulas. O adiamento visa garantir que os alunos do Ensino Médio irão receber todo o conteúdo curricular até o final do ano letivo. A segunda fase, que aconteceria nos dias 6 e 7 de dezembro, foi transferida para os dias 12 e 13 de dezembro.

Candidatos que não tenham condições para pagar a taxa de inscrição poderão, de 14 a 18 de setembro, solicitar isenção da taxa, conforme edital específico que será lançado no site www.nc.ufpr.br.

O processo seletivo de 2010 oferecerá duas novas opções de cursos de graduação – Biomedicina e Ciências Biológicas com Ênfase em Gestão Ambiental – e 130 novas vagas. Em relação ao vestibular do ano anterior, o total de vagas passa de 5.204 para 5.334. As opções de cursos de 89 para 91.

Do total de vagas, 1.808 são em cursos exclusivamente noturnos. O curso de Biomedicina contará com 30 vagas e será oferecido em Curitiba. Já o de Ciências Biológicas com Ênfase em Gestão Ambiental terá 80 vagas e suas aulas serão no campus de Palotina.

A principal mudança do vestibular será sobre a utilização do novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que representará 10% do valor final da nota do vestibular. Para a pontuação, será considerada apenas a edição 2009 do exame.

Outra novidade será a diminuição das questões da prova de compreensão e produção de textos, obrigatória para todos os candidatos selecionados para a segunda fase. Até o último vestibular, eram sete questões, que passaram para cinco. O tempo para a resolução da prova também será reduzido, de cinco para quatro horas e meia. De acordo com a instituição, cinco questões são suficientes para uma avaliação abrangente e com um nível adequado de discriminação entre os candidatos. A prova avalia simultânea as capacidades de leitura e redação.

Os estudantes oriundos de escolas da rede pública terão 20% das vagas reservadas. Outros 20% das vagas serão destinadas a candidatos negros. Há ainda uma vaga extra em cada curso para candidatos portadores de deficiência.

Entre os dias 11 e 13 de setembro, a instituição promove a feira “UFPR Cursos e Profissões”, no campus Jardim Botânico, localizado na Avenida Prefeito Lothário Meissner, 632, em Curitiba. Durante a feira, serão apresentados os cursos ofertados pela universidade e a área de atuação do profissional.

Mais informações no site www.nc.ufpr.br.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s