Equilíbrio ajudou fera a passar em medicina

Por: Jornal do Commercio (PE)

Somente ano passado, depois de tentar aprovação em medicina pela quarta vez, o estudante Paulo Roberto Costa Lima Júnior, 21 anos, percebeu a importância de cuidar do emocional.

“Nas outras vezes, achava que não era necessário. O estresse atrapalhou minha preparação. Quando consegui lidar com minhas emoções, ficou mais fácil. Percebi que o conhecimento é importante, claro, mas manter a tranquilidade também”, conta Paulo, atualmente cursando o segundo período de medicina na Universidade de Pernambuco (UPE).

Suas duas irmãs, Alessandra, 18, e Vanessa Costa Lima, 19, vão encarar o vestibular este ano. Alessandra decidiu seguir a dica do irmão e está, há cerca de um mês, com acompanhamento psicológico. Vanessa não acha necessário. “Quanto mais se aproxima a data

//
//

da prova, mais o nervosismo aumenta. Percebi que estava prejudicando minha concentração e resolvi procurar ajuda”, ressalta Alessandra, candidata ao curso de odontologia. Ela aprendeu a respirar melhor, o que tem ajudado a driblar o cansaço da maratona de aulas, horas de estudos, revisões e simulados. “Mas o que mais me relaxa é dormir. Consigo recarregar a bateria depois de uma boa noite de sono”, conta a estudante.

A mãe dos três jovens, a fisioterapeuta Maria Rozenilda Souza Leão, ressalta o bem que a terapia fez a Paulo durante a preparação para o vestibular. “Percebia que Paulinho era muito preparado, tinha conteúdo, sabia das respostas, porém a ansiedade interferia na hora das provas. Depois que começou com a psicóloga, ficou mais confiante, deixou a insegurança para trás”, relata Rozenilda. Se estão ansiosos, ela e o marido tentam não passar para os filhos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s