Já na universidade, ex-feras dão dicas para o vestibular

Por: JC Online

O terceiro ano do ensino médio é, de fato, uma fase decisiva para muitos estudantes. Entretanto, não é a primeira e nem será a última na vida de uma pessoa.

A cansativa rotina de estudos, os simulados e provas frequentes, a pressão para passar no vestibular e a dúvida pela escolha do curso tornam o período mais estressante do que deveria ser. Alguns jovens que já passaram por isso comprovam que “existe vida após o vestibular”, dão algumas dicas aos atuais feras e falam sobre a tão almejada universidade.

Matriculada no 4º período de bacharelado em física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Larissa Passos, de 18 anos, já tinha uma ideia de que o curso seria puxado e não teve grandes surpresas com as diferenças entre o ensino médio e o superior. “Na universidade você precisa se virar sozinha o tempo todo, é bem diferente do ensino médio neste aspecto. Eu perdi aquela dependência do professor, dá para aprender muita coisa estudando sozinha”, disse Lara.

Já a jovem Maria Gabriela Borges Mascarenhas, 19, achava que a vida universitária seria mais difícil, no entanto, com o passar do tempo, e fazendo o de que realmente gostava, ela começou a ter prazer em estudar. “Quando estava no terceiro ano tinham muitas matérias que eu não suportava estudar e, até agora, todas as cadeiras pagas na faculdade foram bastante produtivas”, disse a aluna do 4º período de história da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Gabi faz um alerta aos atuais feras: “será um ano estudando algumas coisas que não se gosta para passar quatro anos estudando com vontade aquilo que se quer”.

Somos todos jovens e não seremos culpados se, aos dezoito anos ou menos, não sabermos o que queremos pro resto da vida

O estudante de direito da Unicap, Marcos Aurélio de Medeiros Lima II, 19, teve dúvidas para escolher a profissão. “Comigo não foi fácil, resolvi trancar o curso logo no início porque pensei que não era o que eu queria, depois me arrependi e voltei a estudar. Hoje estou amando o que faço”, afirma Marcão. Para tentar superar essa dificuldade, Maria Gabriela deixa um conselho: “se não tiverem certeza do que querem ainda, estudem do mesmo jeito, só saberão o que é o curso entrando na universidade e comprovando. Caso não seja o esperado, somos todos jovens e não seremos culpados se, aos dezoito anos ou menos, não sabermos o que queremos pro resto da vida. Façam a escolha com calma”.

Com a experiência de quem passou em primeiro lugar no curso, Larissa Passos dá a receita para ser aprovado no vestibular. “Não precisa exagerar na quantidade de aulas. A parte mais importante da preparação é o estudo solitário, os exercícios, quando é você quem faz sozinho. Se estudar um pouco todo dia, com certeza vai passar. Para o Enem, quanto mais ler melhor. A maioria das questões depende apenas da interpretação dos textos”.

//
//

» Confira cinco dicas para o mundo acadêmico, segundo Marcos Aurélio:

– Socialize-se: o mundo universitário é muito diferente do colegial, há lugares pra todos os tipos de pessoas, aproveite esse tempo para fazer muitas amizades;

– Vença a timidez: se você é uma pessoa fechada e tímida o mundo universitário é “o lugar” para você se superar;

– Conheça a faculdade: não importa a dimensão do espaço, o que importa é que com certeza mais cedo ou mais tarde, você encontrará um lugar que será só seu, onde você sempre terá as melhores inspirações;

– Adquira conhecimento: quando a gente faz o que gosta, um simples ato corriqueiro desperta sua atenção e logo mais você já se vê envolto por livros e mais livros;

– Estude, estude, estude: nos primeiros semestres você até pode cair na ilusão de que pode empurrar o curso com a barriga, mas não caia neste erro. Tudo o que você deixou de aprender irá lhe fazer muita falta no mercado de trabalho e lhe prejudicará bastante nos exames finais. Procure se capacitar na faculdade e não apenas se formar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s