Renda é até 100% maior para quem tem nível Superior

Por: Universia

Os dados da pesquisa internacional Education at a glance (Panorama da Educação), produzida pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), comprovam que na maioria dos países – ricos ou em desenvolvimento – a renda dos profissionais é 50% maior para os que concluem o Ensino Superior. No Brasil, no entanto, esse aumento excede os 100%.

Além dos benefícios econômicos da educação, a pesquisa traz análises sobre o perfil educacional da população adulta dos países participantes e o impacto da educação no mercado de trabalho. São abordados ainda o atendimento escolar nas redes púbica e privada em cada país, a relação aluno/professor e os gastos educacionais.

//
//

Participam do estudo os membros da OCDE e aqueles associados à organização, num grupo que inclui, além do Brasil, países como Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Coréia do Sul, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Japão, Chile e México.

A coleta de dados para a elaboração da pesquisa é feita pelos países participantes, por meio do preenchimento de planilhas e questionários encaminhados pela OCDE. No caso do Brasil, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é o órgão responsável por fornecer as informações. Este levantamento é feito com base nos censos da Educação Básica e da Educação Superior e nas estatísticas fornecidas pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e pela Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).

Os dados educacionais são referentes ao ano de 2007 e os financeiros a 2006. A publicação Education at a Glance 2009, assim como o sumário executivo, os dados e as tabelas on-line podem ser obtidos no site www.oecd.org/edu/eag2009.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s