Vestibular UFSC/2010: com aprovação de quatro novos cursos universidade oferece 5.971 vagas

O Vestibular UFSC/2010 tem novo quadro de vagas. Com a aprovação de quatro novos cursos, serão oferecidas 5.971 vagas em 80 graduações, nos campi de Florianópolis, Joinville, Curitibanos e Araranguá.

No lançamento do Edital, no mês de gosto, eram 5.721 vagas, em 76 cursos. As novas opções são Arquivologia, Geologia e Licenciatura em Ciências Biológicas (noturno), no campus de Florianópolis, e Engenharia de Energia, no campus de Araranguá. As inscrições para o concurso que será realizado nos dias 6, 7 e 8 de dezembro devem ser feitas no site www.vestibular2010.ufsc.br, até o dia 14 de outubro. O período de solicitação de isenções já foi encerrado e o resultado será divulgado no dia 6 de outubro.

Novidades pedagógicas e operacionais
Além de oferecer novas opções o concurso da UFSC traz alterações pedagógicas e operacionais. Do ponto de vista operacional a principal novidade é o retorno do início das provas para 14h, com entrada a partir de 13h e fechamento dos portões às 13h45min. Além disso, as disciplinas foram redistribuídas no período de provas. Nos dois primeiros dias o candidato responde as questões objetivas, ficando redação e questões discursivas concentradas no terceiro e último dia do concurso.

O número de discursivas também mudou. Passou de três para seis (valendo 2,5 pontos cada) e o candidato deverá obter pelo menos três pontos no conjunto (no Vestibular UFSC/2009 a exigência era não zerar nestas questões). Outra mudança é que a pontuação da prova de redação foi alterada para 15, e a exigência de nota mínima passa para 6. No Vestibular UFSC/2009 a regra era obtenção de nota mínima 4 em uma escala zero a 10. Também foi alterado o número de questões da prova de Língua Portuguesa de 10 para 12, e de Língua Estrangeira de 10 para 8.

Novo Enem
Como já foi divulgado, a UFSC vai adotar a nota da prova objetiva do Novo Exame Nacional do Ensino Médio (Novo Enem) como percentual de 20% no Vestibular 2010. Para compor sua nota do concurso com o Novo Enem o candidato deverá fazer esta opção no formulário de inscrição. Mas, de acordo com a Coperve/UFSC, caso a composição com o conceito do Novo Enem prejudique o candidato, prevalece a nota do vestibular.

A Coperve alerta que a pontuação do Novo Enem que poderá ser adotada é somente a da prova objetiva. Com relação à redação, o estudante continuará sendo avaliado no vestibular pela própria UFSC. O Novo Enem será usado também na classificação para vagas remanescentes. Isso significa que se sobrarem vagas os candidatos serão avaliados somente a partir de sua colocação no Novo Exame Nacional do Ensino Médio.

Ações Afirmativas
O concurso Vestibular UFSC/2010 também levará em conta o Programa de Ações Afirmativas, que estabelece 20% das vagas de cada curso para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental e médio em instituições públicas de ensino. Além disso, 10% serão destinadas para candidatos autodeclarados negros, que tenham também cursado integralmente o ensino fundamental e médio em instituições públicas de ensino. Caso as vagas não sejam preenchidas dentro desse requisito, as vagas destinadas a candidatos autodeclarados negros poderão ser preenchidas por estudantes que tiveram outra trajetória acadêmica. Sete vagas serão destinadas para candidatos autodeclarados indígenas.

Novos cursos

Em relação ao Vestibular UFSC/2009, os novos cursos que serão oferecidos pela UFSC são:
Já haviam sido divulgados:
– Fonoaudiologia e Engenharia Eletrônica (Florianópolis)
– Engenharia da Mobilidade (Joinville)
– Ciências Rurais (Curitibanos)
– Tecnologias da Informação e da Comunicação (Araranguá).

Novidades:
– Arquivologia (Florianópolis)
– Geologia (Florianópolis)
– Licenciatura em Ciências Biológicas – Noturno (Florianópolis)
– Engenharia de Energia (Araranguá)

Mais informações no site www.vestibular2010.ufsc.br e também junto à Coperve: 48 3721-9200

Provas:

PROVA 1
Dia 06/12/2009 – 14h às 18h:

– Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (12 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);

– Língua Estrangeira: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês ou Italiano (08 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);

– Matemática (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);

– Biologia (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas).

PROVA 2
Dia 07/12/2009 – 14h às 18h

– História (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);

– Geografia (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);

– Física (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);

– Química (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas).

PROVA 3
Dia 08/12/2009 – 14h às 18h

– Redação;

– 6 questões discursivas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s