Bolsas de Estudo Exterior

Abaixo uma lista de Instituições que oferecem bolsas de estudo e de pesquisa:

AGÊNCIA ESPANHOLA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL – AECID:
Concessão de bolsas de até dois anos, de mestrado e doutorado na Espanha.
www.aeci.es
www.becasmae.es

ALEXANDER VON HUMBOLDT FOUNDATION – AvH:
Bolsas oferecidas para pesquisadores estrangeiros (pós-doutorado) na Alemanha, em diversas áreas, principalmente em ciências humanas, saúde e ambiente.
www.humboldt-foundation.de
www.avh.de

AMERICAN ASSOCIATION OF UNIVERSITY WOMEN – AAUW:
Concessão de bolsas para programas de pesquisa, mestrado, doutorado e pós-doutorado nos EUA para mulheres não-estadunidenses e que não residam no país.
www.aauw.org

BOLSAS LEMANN:
Programa de bolsas esportivas para estudantes estrangeiros que queiram estudar nos Estados Unidos, jogando tênis pelas universidades de lá.
www.tennisview.com.br

CENTRE FOR INTERNATIONAL MOBILITY – CIMO:
Concessão de bolsas para jovens pesquisadores e estudantes de pós-graduação em universidades finlandesas.
www.cimo.fi

CENTRO FRANCO-BRASILEIRO DE DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA E CIENTÍFICA – CENDOTEC:
Bolsas de estudos para programas de graduação, doutorado, pós-graduação e docentes, nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Educação/Formação de professores e Ciências Sociais.
www.cendotec.org.br

COMISSÃO FULBRIGHT:
Bolsas para programas de “mestrado-sanduíche” (realizado uma parte no Brasil e outra no exterior) em educação ou comunicação.
www.fulbright.org.br

• CONSELHO BRITÂNICO – THE BRITISH COUNCIL:

Concessão de bolsas de estudos para programas de pós-graduação no Reino Unido em diversas áreas, exceto às de artes e línguas.
www.britishcouncil.org/brazil

• CONSELHO DE REITORES DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS – CRUB:
Faz a divulgação de bolsas de estudo para pós-graduação, oferecidas por entidades nacionais e estrangeiras.
www.crub.org.br

• CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO – CNPq:
Concessão de bolsas, desde iniciação científica a pós-doutorado, no Brasil e no exterior.
www.cnpq.br

• COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES:
Concessão de bolsas para programas de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado, no Brasil e no exterior.
www.capes.gov.br

• DAQUI PRA FORA:
Oferece serviços de consultoria para estudantes que desejam obter bolsas de estudo, acadêmicas ou esportivas, nos programas de graduação e pós-graduação de diversas universidades estadunidenses.
www.daquiprafora.com.br

• EDUCAFRO:
Concessão de bolsas de estudo para curso pré-vestibular para afrodescendentes e pessoas carentes, que também têm a chance de pleitear, pela instituição, bolsas integrais ou parciais em universidades parceiras da Entidade.
www.educafro.org.br

EMBAIXADA BRITÂNICA NO BRASIL:
Divulgação de informações sobre cursos de graduação e pós-graduação, e de processos de bolsas de estudo (para programas de pós-graduação), empréstimos e doações para estudantes estrangeiros que queiram estudar no Reino Unido.
http://ukinbrazil.fco.gov.uk/pt/

EMBAIXADA DA ARGENTINA NO BRASIL – PROGRAMA MUTIS:
Bolsas para programas de mestrado e especialização em universidades argentinas para diversas áreas.
www.brasil.embajada-argentina.gov.ar

EMBAIXADA DA AUSTRÁLIA:
Bolsas para programas de pós-graduação, mestrado e doutorado. As bolsas devem ser solicitadas diretamente nas universidades australianas.
http://studyinaustralia.gov.au/Sia/pt/Home.htm

EMBAIXADA DA ÁUSTRIA:
Divulgação de bolsas oferecidas por instituições austríacas.
www.austria.org.br

• EMBAIXADA DA ITÁLIA
:
Concessão de bolsas para programas de graduação, pós-graduação, doutorado ou de estudo de língua italiana, para estudantes brasileiros ou italianos residentes no Brasil. Os candidatos devem conhecer a língua italiana e devem ser menores de 36 anos, com exceção dos candidatos que forem professores de italiano e que efetivamente desenvolvam a atividade de ensino deste idioma.
www.ambbrasilia.esteri.it/Ambasciata_Brasilia

• EMBAIXADA DO CANADÁ:

A Embaixada do Canadá administra bolsas, em diversas áreas, de seu Governo, inclusive para docentes e doutorandos, em parceria com o Conselho Internacional para Estudos Canadenses – ICCS/CIEC. Interessados devem entrar em contato diretamente com as universidades canadenses.
www.canadainternational.gc.ca/brazil/index.aspx?lang=pt

• EMBAIXADA DO JAPÃO NO BRASIL:

O Governo Japonês, por meio de seu Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia, oferece seis tipos de bolsas de estudo para brasileiros em universidades japonesas: a) pesquisa; b) graduação, c) escola técnica; d) cursos profissionalizantes; e) treinamento de professores; f) cultura e língua japonesa. as quatro primeiras bolsas são concedidas entre os meses de abril e junho e as duas últimas entre janeiro e fevereiro. Destacam-se os programas Fundação Japão e o JET Programme.
A Embaixada do Japão recebe inscrição somente dos candidatos residentes no Distrito Federal, e dos estados de Goiás e Tocantins. Os residentes dos demais Estados deverão entrar em contato com o Consulado Geral do Japão de sua região.
www.br.emb-japan.go.jp

FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS – FINEP:
Concessão de financiamentos reembolsáveis ou não-reembolsáveis para apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico, como pesquisas básicas, ou aplicadas, inovações e desenvolvimento de produtos, serviços e processos, etc.
www.finep.gov.br

• FUNDAÇÃO ALEXANDER S. ONASSIS:

Concessão de bolsas, na Grécia, para pesquisadores, estudantes doutores e professores estrangeiros que tenham como escopo estudar a língua, história ou cultura grega em diversas áreas do conhecimento.
www.onassis.gr

• FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA:
Concessão de bolsas para programas de pesquisa básica e aplicada, iniciação cientifica, instalação de recém-doutores e cursos de pós-graduação stricto sensu, de instituições paranaenses.
www.fundacaoaraucaria.org.br

• FUNDAÇÃO CEARENSE DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO – FUNCAP:
Concessão de bolsas, em instituições cearenses, para programas de iniciação cientifica, mestrado e doutorado, pesquisadores visitantes, dentre outros.
www.funcap.ce.gov.br

• FUNDAÇÃO DE AMPARO À CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO – FACEPE:
Concessão de bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado, entre outras, para estudantes oriundos de instituições pernambucanas.
www.facepe.br

FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE ALAGOAS – FAPEAL:
Concessão de bolsas para programas de iniciação científica, aperfeiçoamento/especialização, mestrado, doutorado e recém-doutores, pesquisador, pesquisador visitante, treinamento de técnico de apoio à pesquisa, em instituições alagoanas.
www.fapeal.br

FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MATO GROSSO – FAPEMAT:
Concessão de bolsas de estudos nas modalidades de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado, e de apoio técnico, no Brasil e no exterior.
www.fapemat.br

FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERAIS – FAPEMIG:
Concessão de bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado, pós-doutorado, entre outras, para estudantes oriundos de instituições mineiras habilitadas na FAPEMIG.
www.fapemig.br

• FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO – FAPESP:

Concessão de bolsas para programas, desde iniciação científica a pós-doutorado, no Brasil ou no exterior.
www.fapesp.br

FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO PIAUÍ – FAPEPI:
Concessão de bolsas de estudo para programas de iniciação científica para estudantes piauienses do ensino médio, de desenvolvimento científico regional, gestão compartilhada em ciência e tecnologia em saúde, etc.
www.fapepi.pi.gov.br/novafapepi/home/

• FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – FAPERJ:
Concessão de bolsas de iniciação científica, ou tecnológica, mestrado, doutorado, pós-doutorado, pesquisador, entre outras, para estudantes do Rio de Janeiro.
www.faperj.br

• FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FAPERGS:
Concessão de bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado, pós-doutorado, entre outras, para cursos de instituições sul-rio-grandenses que ainda não tenham bolsas da CAPES e do CNPq.
www.fapergs.rs.gov.br

FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA DO DISTRITO FEDERAL – FAPDF:
Concessão de bolsas de iniciação científica, de demanda espontânea, dentre outras, para pesquisadores que queiram realizar suas pesquisas no Distrito Federal.
www.fap.df.gov.br

FUNDAÇÃO DE APOIO E DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL – FUNDECT:
Concessão de bolsas de estudo para programas de iniciação científica, mestrado e doutorado em instituições localizadas no Mato Grosso do Sul e para doutorado em outros Estados brasileiros, em áreas ou temas relevantes para o desenvolvimento científico, tecnológico, social ou cultural do Estado.
http://fundect.ledes.net

FUNDAÇÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DE SANTA CATARINA – FUNCITEC:
Concessão de bolsas para programas de iniciação científica, mestrado e doutorado e divulgação de abertura de outros editais de pesquisa.
www.funcitec.rct-sc.br

FUNDAÇÃO FORD:
Concessão de bolsas de estudo para programas de mestrado stricto sensu e doutorado, no Brasil ou no exterior, relacionados a um dos campos de atuação da Fundação: a) desenvolvimento comunitário; b) financiamento para o desenvolvimento e segurança econômica; c) qualificação da força de trabalho; d) meio ambiente e desenvolvimento; e) artes e cultura; f) educação e ensino superior; g) mídia; h) religião, sociedade e cultura; i) sexualidade e saúde reprodutiva; j) sociedade civil; k) governo; l) direitos humanos.
www.programabolsa.org.br

• FUNDAÇÃO INTERNACIONAL MATSUMAE DO JAPÃO – MIF:
Concessão de bolsas para doutores brasileiros, pesquisadores e com idade até 40 anos, desde que os mesmos não tenham anteriormente permanecido no Japão por mais de duas semanas, nas áreas de ciência natural, engenharia e medicina, para programas com duração mínima de três meses.
www.mars.dti.ne.jp/~mif/index.html

FUNDAÇÃO JAPÃO:
A Fundação Japão concede bolsas para estudiosos, nas áreas de cultura e ciências, que queiram desenvolver as suas pesquisas no Japão e promove diversos programas de auxílio, destinados às instituições e organizações referentes aos estudos japoneses, como também programas de intercâmbio intelectual tais como projetos de pesquisa colaborativa e diálogos que proporcionem o entendimento regional de questões globais. Todos os programas encerram suas inscrições no dia 1 de dezembro de cada ano (data para chegada do formulário devidamente assinado e preenchido na Fundação Japão).
www.fjsp.org.br

• FUNDAÇÃO KONRAD ADENAUER:

A cada 2 anos a Fundação, mediante aprovação de sua diretoria, abre seu programa de bolsas para estudantes brasileiros. O próximo está previsto para ocorrer em 2010.
www.adenauer.org.br

• FUNDAÇÃO NIEMAN PARA JORNALISMO EM HARVARD:

A cada ano a Fundação concede bolsas de estudo a 12 jornalistas estrangeiros selecionados, que tenham no mínimo 5 anos de experiência, para assistir aulas na Universidade de Jornalismo de Harvard e participar das atividades e programas da Fundação.
www.nieman.harvard.edu/NiemanFoundation.aspx#

• FUNDAÇÃO VOLKSWAGEN:

Fundação sem fins lucrativos e desvinculada da empresa Volkswagen, que concede bolsas para jovens pesquisadores, cientistas e instituições acadêmicas das áreas de ciências naturais, engenharia e economia.
www.volkswagen-stiftung.de

• GRADUATED WOMEN IN SCIENCE – GWIS:

Concessão de bolsas de estudos para mulheres cientistas, que sejam pesquisadoras da área de ciências naturais, em programas de graduação ou de pós-doutorado de universidades estadunidenses ou não. As candidaturas são sempre encerradas no 15º dia do mês de janeiro.
www.gwis.org

• HUBERT H. HUMPHREY FELLOWSHIP PROGRAM:
Concede bolsas de 10 meses para aperfeiçoamento profissional nos Estados Unidos, para quem ainda não tenha colado grau e que tenha no mínimo 5 anos de experiência trabalhista, em diversas áreas.
www.humphreyfellowship.org

INSTITUTE OF INTERNATIONAL EDUCATION – IIE:
Concessão de bolsas de estudo para pesquisadores que desejem realizar seu doutorado em uma universidade estadunidense.
www.iie.org/Website/WPreview.cfm?WID=187

• INSTITUTO CAMÕES – PORTUGAL:

Concede bolsas de mestrado e doutorado para estudantes estrangeiros que queiram realizar seus estudos em Portugal e apóia também o estudo e a pesquisa na área da Língua e da Cultura Portuguesa.
www.instituto-camoes.pt

• INSTITUTO LING
:
Oferece bolsas de estudos parciais, destinadas aos melhores cursos de MBA e LLM dos EUA e Europa.
www.institutoling.org.br

• INTERNATIONAL CENTRE FOR THEORETICAL PHYSICS – ICTP:
Divulgação de programas de bolsas de estudos para estudantes e/ou pesquisadores.
www.ictp.it/

• INTERNATIONAL DEVELOPMENT RESEARCH CENTER – IDRC:

Divulgação de informações sobre programas de bolsas de estudo e cursos para estudantes oriundos de países em desenvolvimento.
www.idrc.ca/lacro/

• INTERNATIONAL FOUNDATION FOR SCIENCE – IFS:

Concessão de apoio a pesquisadores, na área de gestão sustentável dos recursos naturais, oriundos de países em desenvolvimento.
www.ifs.se/

• JAPANESE INTERNATIONAL COOPERATION AGENCY – JICA:

Concede bolsas de estudos para intercâmbio no Japão e informações sobre cooperação técnica.
www.jica.org.br

• JOHN SIMON GUGGENHEIM MEMORIAL FOUNDATION:

Concessão de bolsas a intelectuais e artistas de comprovada qualificação, tanto em trabalhos de erudição quanto na criação artística, em pesquisas ou em criações artísticas.
www.gf.org/portug.html#top

• MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES – MRE:

Divulga informações sobre bolsas de estudo oferecidas por organismos internacionais, órgãos estrangeiros públicos e privados e agências estrangeiras de fomento ao desenvolvimento.
www.mre.gov.br

• NETHERLANDS FELLOWSHIP PROGRAMME – NFP:

O Programa Neerlandês de bolsas de estudo se dirige exclusivamente a profissionais, porém, o candidato não pode estar trabalhando em uma grande indústria, grande empresa, ou multinacional. Consiste de dois programas: a) academic programme: bolsas de estudo para mestrados e doutorados; b) training programme, bolsas de estudo para cursos curtos e tailor-made training.
www.mfa.nl/bra-pt

• ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS – OEA:

Concede bolsas de estudos para programas de mestrado, doutorado e de pesquisa de pós-graduação nos Estados membros e observadores da Organização.
www.educoea.org

• ROTARY CLUB:

Concede bolsas de estudos para programas de intercâmbio, graduação e pós-graduação em diferentes áreas no exterior.
www.rotary.org.br

• SERVIÇO ALEMÃO DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO – DAAD:

Bolsas, nas diversas áreas do conhecimento, para programas de graduação, pós-graduação, doutorado, programas especiais ou interinstitucionais para brasileiros na Alemanha.
http://rio.daad.de

• SIGMA XI – THE SCIENTIFIC RESEARCH SOCIETY:

Concessão de apoio a estudantes, graduados ou não, em programas de pesquisa. As candidaturas são abertas duas vezes ao ano, encerrando-se no dia 15º dia dos meses de maio e outubro.
www.sigmaxi.org

• UNIVERSIA:

Divulga oportunidades de bolsas de estudos de diversas instituições e suas exigências para a candidatura.
www.universia.com.br

• UNIVERSIDAD DE ALICANTE:

Concede bolsas de estudos para estrangeiros graduados a nível superior que queiram estudar na Espanha, e em alguns casos para estudantes que estejam cursando o último ano de sua graduação.
www.ua.es

• UNIVERSITY OF EAST ANGLIA – UEA (REINO UNIDO):

Concessão de bolsas de estudos parciais (de 10% a 50%) para estudantes estrangeiros.
www.uea.ac.uk/international

• UNIVERSITY OF HELSINKI (FINLÂNDIA):

Oportunidades de bolsas de estudos para estudantes estrangeiros que tenham sido aceitos em um dos programas internacionais de mestrado da universidade.
www.helsinki.fi/university/index.html

• WWF-BRASIL:

Concede bolsas e apoio financeiro a pesquisas de mestrado e doutorado que versem sobre conservação ou manejo dos ecossistemas brasileiros, como o “Programa Natureza e Sociedade” e o programa de bolsas “Prince Bernhard”.
www.wwf.org.br

Auxílio à cooperação científica e tecnológica
Inscrições até 1 de junho de 2009

Agência FAPESP – O Programa Ciencia y Tecnología para el Desarrollo (Cyted) divulgou edital de auxílio financeiro à cooperação científica e tecnológica entre Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

As áreas temáticas de atuação do Cyted são Saúde, Agroalimentação, Desenvolvimento Sustentável, Mudanças Globais e Ecossistemas, Promoção do Desenvolvimento Industrial, Tecnologias da Informação e Telecomunicações e Ciência e Sociedade.                                                   www.cyted.org

Fonte: http://paginasverdes.org/2009/05/11/instituicoes-que-oferecem-bolsas-de-estudo-e-de-pesquisa/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s