Enem: Prepare-se para a prova

Por: Administradores.com.br

Os inscritos no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) não precisam aguardar o recebimento do cartão de confirmação de inscrição pelos Correios para saber o local em que vão fazer prova. Essa e outras informações podem ser acessadas pela Internet no endereço www.enem.inep.gov.br ou pelo telefone 0800-616161.

Este ano 4.146.608 de pessoas se inscreveram para prestar o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) em 1.829 municípios do país, nos dias 3 e 4 de outubro, às 13h, horário de Brasília. O cartão de confirmação de inscrição está sendo entregue pelos Correios desde o dia 21 de setembro no endereço indicado pelo participante que inclui, além do local onde será realizado o exame, o nome completo do candidato e o número de inscrição.

Junto com o cartão está sendo enviado também o Manual do Inscrito, que contém o questionário socioeconômico e o seu respectivo cartão de resposta para ser entregue pelo participante no dia da prova.

O sistema de consulta das informações para aqueles que não receberem o cartão continuará disponível até o último dia da realização do exame, 4 de outubro, no site do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

No endereço, o inscrito tem à sua disposição três formas de pesquisa: informação do CPF, do número de acompanhamento ou preenchendo seus dados cadastrais (UF, nome, data de nascimento e nome da mãe). Em seguida, será possível visualizar e imprimir o local de aplicação do exame.

Além disso, o INEP enviará por SMS o número de inscrição e o local da prova para os candidatos que informaram um número de telefone celular ao se inscrever no exame. Segundo o Instituto, as mensagens serão disparadas, até domingo, 27 de setembro, por lotes diários de um milhão de torpedos. Essa é uma iniciativa inédita do INEP, que amplia as opções de consulta aos pontos de aplicação da prova.

Todos os participantes devem se manter informados sobre as formalidades administrativas e os rigores de segurança do exame. Por isso, é necessário ficar atento ao boletim de convocação da prova e cumprir os horários: o portão será aberto às 12 h e fechado às 12h e 55min. As provas começam às 13 horas.

Os procedimentos

//
//

visam assegurar a justiça social. “Para assegurar o pleno sucesso no ENEM 2009, cada um dos participantes deve seguir as orientações contidas em editais divulgados e no cartão de convocação para as provas”, lembra a professora Itana Marques, sócia-diretora da Consultec, empresa Líder do Consórcio.

No manual do inscrito constam orientações sobre o exame e um questionário socioeconômico com questões para delinear o perfil dos participantes. O envio prévio desse material permite que o candidato responda em casa e preencha o cartão de respostas, que deverá ser entregue no primeiro dia do exame ao aplicador na sala de provas.

Nesse material também consta um formulário de correção de cadastro caso o participante queira fazer alguma alteração nos dados no ato da sua inscrição. Este formulário deverá ser entregue junto com o cartão de respostas do questionário, no dia da prova, ao aplicador. Os gabaritos serão divulgados pela Internet no dia seguinte à aplicação das provas pelo site.

Dia do Exame

O Enem 2009 será aplicado em 1.829 municípios brasileiros, nos dias 3 e 4 de outubro, da seguinte maneira:

– no dia 3/10/2009 (sábado): das 13h às 17h30 – Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

– no dia 4/10/2009 (domingo): das 13h às 18h30 – Prova II: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Matemática e suas Tecnologias.

Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55. As provas serão aplicadas às 13h, em todo o território nacional, seguindo o horário oficial de Brasília-DF.

Os locais de prova serão os mesmos nos dois dias. Não será permitido o uso de relógio digital, boné, óculos escuros ou qualquer outro objeto que cubra os cabelos e orelhas. Além de desligarem os telefones celulares, os candidatos precisarão retirar a bateria. Pagers, calculadoras, MP3 ou superior ou qualquer tipo de equipamento eletrônico não estão permitidos dentro das salas de provas.

É recomendável que o inscrito compareça ao local de realização da prova com antecedência de uma hora. Será necessário apresentar original ou cópia devidamente autenticada de documento de identificação oficial (carteiras de estudante não serão aceitas), Cartão de Confirmação de Inscrição, Folha de Respostas do questionário socioeconômico, caneta esferográfica de tinta preta ou azul escuro, lápis preto nº 2 e borracha macia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s