Vestibular UFSC/2010: Curitibanos terá habilitações em Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola e Agroindústria

Inscrições para o segundo vestibular do curso de Ciências Rurais terminam no dia 14 de outubro

Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola, Agroindústria e Licenciatura em Ciências Rurais serão as habilitações oferecidas aos acadêmicos do campus da Universidade Federal de Santa Catarina em Curitibanos após os três anos do ciclo básico, no curso de Ciências Rurais. Dentro de uma proposta pedagógica inovadora, a UFSC concebeu um curso que permite a flexibilização curricular. O aluno ingressante pode seguir diferentes itinerários que permitem a formação de profissionais em áreas distintas, porém afins, e propiciam a mobilidade acadêmica.

O vestibular suplementar, realizado em junho passado, já selecionou as primeiras turmas do curso de Ciências Rurais, e até o dia 14 de outubro estão abertas as inscrições para o vestibular 2010, que será realizado nos dias 6, 7 e 8 de dezembro deste ano. A opção pelas ciências rurais deveu-se à vocação do Meio-oeste do Estado e das regiões do entorno para a agricultura, a agropecuária e a exploração dos recursos florestais. Durante o curso, no entanto, serão também ministradas disciplinas nas áreas das ciências naturais, biológicas, ambientais, humanas, econômicas e de administração, além de letras, libras, desenho e informática.

O curso de Ciências Rurais é formado por dois ciclos. No primeiro, com três anos de duração, adotou-se o modelo da formação continuada, de cunho acadêmico-científico. No segundo, de caráter profissionalizante, desenvolvido ao longo de dois anos, o graduado poderá, além do bacharelado em Ciências Rurais, buscar, dentro das opções oferecidas, os conhecimentos necessários à profissão que deseja seguir, seja de formação tecnológica, científica ou pedagógica. O ingresso no ciclo profissionalizante se dá pelo critério do desempenho acadêmico durante a primeira fase. Entre as metas para o futuro também e/stão opções na pós-graduação, que constituem o terceiro ciclo do curso.

De acordo com o diretor geral do campus, professor Darci Odílio Paul Trebien, o curso de Ciências Rurais oferece “sólida formação científica interdisciplinar, humanista, crítica, criativa e reflexiva, enfatizando a ética e os aspectos políticos, sociais e ambientais, de modo a atender aos interesses da sociedade, bem como formar cidadãos com elevado senso crítico e visão empreendedora, capazes de contribuir para a solução de problemas cada vez mais complexos da vida pública”.

Prevendo a mobilidade acadêmica, as quatro opções de formação profissional existentes no Centro de Ciências Agrárias, em Florianópolis (Agronomia, Engenharia de Aqüicultura, Zootecnia e Ciência e Tecnologia Alimentar), também poderão atender parte da demanda dos egressos do ciclo básico de Curitibanos. “O intento é assegurar a todos os egressos do curso de Ciências Rurais a oportunidade de avançar os estudos no segundo ciclo e obter sua formação profissional”, ressalta o diretor administrativo do campus, Olavio Gevehr.

“Nesse arranjo, o aluno proveniente do ensino médio ingressa no primeiro ciclo e adquire a preparação científica e cultural em disciplinas ligadas às ciências fundamentais”, diz o professor Darci Trebien. Esse modelo – criado pela UFSC para os novos campi de Curitibanos, Joinville e Araranguá – tem a vantagem de reduzir a evasão nas universidades federais, que chega a 40%, em média, no Brasil. Com tempo para escolher a melhor habilitação, os estudantes poderão usar a fase inicial dos cursos para conhecer bem as opções existentes e, por tabela, as características de sua futura profissão.

O campus de Curitibanos está instalado numa área de 280 mil metros quadrados e terá 5 mil metros de instalações físicas, contendo biblioteca, 15 salas de aula, laboratórios, auditório e salas administrativas. O Centro de Pesquisa e Extensão, que ficará num terreno de 242 mil metros quadrados, está em fase de escrituração e vai abrigar as unidades de Engenharia Agrícola, Produção Vegetal, Produção Animal e Agroindustrial.

Mais informações sobre o campus de Curitibanos pelos telefones (48) 3721-6454 e 3721-6455. O diretor geral do campus, Darci Odílio Trebien (dtrebien@cbs.ufsc.br), também atende no (48) 9971-5579, e o diretor administrativo, Olavio Gevehr (olavio@cbs.ufsc.br), nos fones (49) 3241-0236 e (49) 9979-7887. Sobre o vestibular, há mais dados no site www.vestibular2010.ufsc.br.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s