Reler prova é fundamental, diz campeão de 2008

Por: Jornal da Tarde – Ana Bizzotto

Aluno de Medicina da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Caio Nasser Mancini, de 19 anos, foi o campeão do Enem 2008. Acertou todas as questões objetivas do exame – que até 2008 eram 63 – e teve 97,5% de aproveitamento na redação.

“Não tem segredo. É estudar bastante e ler muito jornal e revista. A leitura constante ajuda a resolver todo tipo de questão, mas, na redação, é fundamental.”

Outra receita de Caio para quem fará o Enem neste fim de semana é aproveitar todo o tempo disponível. “Muitas pessoas ficam cansadas, nervosas e largam a prova no meio, chutam as questões que não sabem e vão embora.”

No ano

//
//

passado, Caio teve a paciência de reler com calma a prova depois de assinalar todas as alternativas. Descobriu que, em duas questões, sabia as respostas certas, mas se enganou na hora de marcá-las no gabarito. “Deu para corrigir porque conferi. E cada questão faz muita diferença. Muitos amigos meus ainda estão no cursinho por causa de meio ponto”, conta.

Neste fim de semana, será a vez de a irmã de Caio fazer o Enem e driblar o nervosismo com as mudanças no exame. “Eu também estaria preocupado em enfrentar uma coisa nova. Mas as alterações vão valorizar o Enem, deixá-lo mais completo e com um nível de dificuldade maior”, diz. Para ele, isso vai acabar favorecendo quem estudou mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s