Senado aprova criação da Universidade Federal do Vale do Itajaí

Política |  13/04/2010 20h42min

Senado aprova criação da Universidade Federal do Vale do Itajaí

Projeto de lei que substitui federalização da Furb precisa passar pela Câmara dos Deputados

O sonho do Vale do Itajaí de ter uma universidade pública federal deu mais um passo nesta terça-feira. A Comissão de Educação do Senado aprovou o projeto de lei que autoriza o governo federal a criar a Universidade do Vale do Itajaí. A matéria segue direto para análise da Câmara dos Deputados porque tem caráter conclusivo, ou seja, não precisa passar pelo plenário do Senado.

O projeto de criação da nova universidade foi elaborado porque a federalização da Furb, inicialmente pretendida, foi considerada legalmente inviável. Entretanto, o projeto aprovado (que é um substitutivo ao projeto original do ex-senador Leonel Pavan) permite a incorporação do patrimônio e dos cursos da Furb. Quanto aos servidores, de acordo com a senadora Ideli Salvatti, a questão é complexa e pouco se pode fazer:

– Alguns servidores até podem ser incorporados, mas não todos. A maioria terá que prestar concurso público para poder trabalhar na federal. Não tem jeito – diz.

Em Blumenau, de acordo com o coordenador do Comitê Pró-Federalização, Valmor Schiochet, a caminhada continua. Está sendo firmado convênio com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para se fazer estudos jurídicos, orçamentários e político-pedagógicos solicitados pelo Ministério da Educação (MEC). O dinheiro para os estudos foi previsto em duas emendas ao Orçamento da União de 2010, propostas pelos deputados petistas Cláudio Vignati e Décio Lima, no valor de R$ 120 mil cada. Ainda não há previsão de quando os estudos vão começar, mas a verba já foi empenhada pelo MEC.

JORNAL DE SANTA CATARINA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s