Os Melhores MBAs do Brasil em 2010

O ranking VOCÊ S/A – Os Melhores MBAs do Brasil 2010 mostra que investir em educação ainda é um diferencial para a carreira e tem impacto positivo no salário

Murio Ohl (undefined) 10/11/2010

Veja o ranking COMPLETO dos melhores cursos de 2010. Clique aqui

Qual é o impacto de um curso de pósgraduação na carreira de um profissional? O senso comum do mercado sugere que nos últimos anos o certificado de educação executiva perdeu peso no currículo. Isso se deve, em parte, porque houve uma grande popularização da pós-graduação lato sensu no Brasil (na qual se incluem os MBAs e as especializações) – estima-se que existam cerca de 8 000 cursos desse tipo no país. Como muita gente tem o certificado, ele deixa de ser um diferencial.

Ok, sob esse ponto de vista, o peso no currículo hoje é menor, especialmente se o curso foi feito numa instituição pouco renomada. Mas os efeitos do aprendizado que esses programas proporcionam na carreira e na remuneração ainda são nítidos.

O ranking VOCÊ S/A – Os Melhores MBAs do Brasil 2010 ouviu 7 459 profissionais que concluíram cursos de gestão de negócios nos últimos três anos. A pesquisa, realizada pela VOCÊ S/A e pela área de Pesquisa e Inteligência de Mercado da Editora Abril, revela que 48 % deles foram promovidos durante ou logo após o término do programa. Entre eles, 83% consideram que o crescimento na carreira está diretamente relacionado ao estudo. O impacto na remuneração é ainda mais nítido — 62% dos profissionais tiveram aumento nos anos que se seguiram à pós-graduação. O crescimento na remuneração de quem faz um MBA ou uma especialização também é significativo.

COMO É FEITA A PESQUISA
Para fazer parte do ranking, as escolas se inscrevem gratuitamente e coordenadores, professores e alunos formados nos últimos três anos preenchem questionários online, em que o corpo docente, as instalações e o conteúdo das aulas são avaliados, gerando uma nota para cada público. As escolas recebem também uma pontuação de acordo com a avaliação de executivos de recursos humanos que respondem espontaneamente à pesquisa. A nota final é composta da seguinte forma: alunos respondem por 40% dela. Professores, coordenadores e executivos de RH têm um peso de 20% cada. A pontuação final define a posição do curso no ranking. Os programas que não alcançarem amostra mínima de respostas de alunos são desclassificados, ainda que sejam bem avaliados. Este ano, foram criadas duas classificações — Qualificação de Alunos e Qualificação Acadêmica — com o objetivo de fornecer novos indicadores ao leitor.

Metade dos ex-alunos reporta um acréscimo de mais de 20% em seu salário, sendo que, para 14%, o crescimento na renda foi superior a 50%. Ou seja, se na letra fria do currículo o MBA está em baixa, na prática cotidiana da carreira seus efeitos ainda são bastante interessantes para os profissionais. O ranking VOCÊ S/A – Os Melhores MBAs do Brasil 2010 teve um número recorde de cursos inscritos, 208, de 58 instituições de ensino diferentes. Foram classificados para a lista final, que você confere nas próximas páginas, 144 cursos de 50 escolas de negócios de 10 estados mais o Distrito Federal. A pesquisa mostra que, com a economia em crescimento, as pessoas voltaram a investir na sua formação.

O número de profissionais que pagam o curso do próprio bolso aumentou de 57%, no levantamento do ano passado, para 64%, no deste ano. Com a perspectiva de que a procura por gente qualificada só vai aumentar nos próximos anos no país, o momento é propício para investir numa pós-graduação. Segundo levantamento da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), no Brasil, as pessoas com idade entre 23 e 64 anos têm em média 7,7 anos de estudo, um índice mais baixo do que o de países como México (8,8 anos), Coreia do Sul (12) e Estados Unidos (13,3). A questão, portanto, é escolher o curso mais adequado em termos de aprendizado e desenvolvimento na carreira. A partir de agora, você acompanha uma orientação para entender o ranking e ao mesmo tempo refletir sobre sua escolha.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s