Udesc adota cotas para negros e alunos de escolas públicas no próximo vestibular

Geral | 08/04/2011 | 22h57min

As inscrições para o processo seletivo iniciam nesta sexta-feira e seguem até 6 de maio

Estão abertas a partir desta sexta-feira as inscrições para o vestibular de inverno da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Esta edição do concurso conta com uma novidade: a adoção de cotas para negros e alunos oriundos de escolas públicas.

Com a medida, que começa a valer no próximo vestibular, 20% das 1.320 vagas, oferecidas em 32 cursos da instituição, serão destinadas a estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental e médio em instituições públicas de ensino, e outras 10% das vagas estão reservadas para pessoas de etnia negra.

De acordo com informações da universidade, a adoção de cotas segue o Programa de Ações Afirmativas criado pela Resolução nº 33/2010 do Conselho Universitário.

Engenharia do Petróleo

A partir deste vestibular de inverno, os candidatos terão mais uma opção de curso, o de Engenharia do Petróleo, que vai oferecer 40 vagas no Centro de Educação Superior da Foz do Rio Itajaí (Cesfi), em Balneário Camboriú.

Inédito em Santa Catarina, o curso tem duração de cinco anos em período integral, e contou com a participação de engenheiros da Petrobras e professores da Udesc para o desenvolvimento do projeto pedagógico.

Vagas

As 1.320 vagas oferecidas estão distribuídas em dez centros da universidade. Em Florianópolis, os candidatos podem se inscrever para os cursos de Administração (vespertino e noturno), Administração Pública, Ciências Econômicas, Educação Física – Bacharelado, Educação Física – Licenciatura, Fisioterapia, História e Pedagogia.

O Centro de Balneário Camboriú vai oferecer o curso de Engenharia do Petróleo. Em Joinville, as vagas são para os cursos de Ciência da Computação, Matemática, Química, Física e para as Engenharias (Civil, Produção e Sistemas, Elétrica e Mecânica). Em Lages, são oferecidos os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Engenharia Ambiental e Engenharia Florestal.

Além disso, há vagas para Sistemas de Informação e Engenharia Industrial Mecânica, em São Bento do Sul; Enfermagem, Engenharia de Alimentos e Zootecnia, no Oeste Catarinense; Ciências Contábeis, Sistemas de Informação e Engenharia Sanitária, em Ibirama; e Arquitetura e Urbanismo e Engenharia da Pesca, em Laguna.

Inscrições e provas

As inscrições para o vestibular vocacionado de inverno da Udesc iniciaram nesta sexta-feira, e seguem até o dia 6 de maio, às 20h, no site (www.vestibular.udesc.br). O valor é de R$ 75,00. Nesta edição, 139 pessoas foram isentas da taxa de inscrição pelo critério socioeconômico ou por serem doadores de sangue.

O processo seletivo será dividido em duas fases eliminatórias e classificatórias. A primeira, no dia 5 de junho, será uma prova de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais do ensino médio. Já a segunda fase ocorre no dia 3 de julho, e terá uma prova de redação e outra de conhecimentos específicos, com quatro questões discursivas e/ou habilidades específicas.

Todas as provas serão aplicadas nas cidades de Florianópolis, Balneário Camboriú, Joinville, Chapecó, Lages, Ibirama, Laguna e São Bento do Sul.

Mais informações pelo site do vestibular da Udesc http://www.vestibular.udesc.br ou pelo telefone (48) 3321-8098

DIÁRIO CATARINENSE

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s