UFSC oferece especialização a distância em Gestão da Assistencia Farmacêutica

O Departamento de Ciências Farmacêuticas da UFSC, em reunião no dia 28 de março deste ano com o Ministério da Saúde e Conselhos de Secretários Municipais de Saúde, aprovou as diretrizes, o cronograma e a data para as inscrições do Curso de Especialização em Gestão da Assistência Farmacêutica para a região Sul.

A especialização de um ano é gratuita e será oferecida na modalidade a distância.  O curso visa aprimorar o conhecimento técnico dos profissionais de carreira do Sistema Único de Saúde (SUS), possibilitando aos estudantes obter um panorama sobre o funcionamento do SUS e também como conduzir serviços farmacêuticos.

As inscrições na região Sul serão efetuadas através da internet (http://unasus.ufsc.br/gestaofarmaceutica/), no período de 1º a 30 de maio. Serão oferecidas 400 vagas, distribuídas entre os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A realização do curso é uma parceria entre a UFSC e o Ministério da Saúde, que já existe desde 2008 na qualificação de farmacêuticos no curso presencial e agora na modalidade a distância. O Departamento de Ciências Farmacêuticas é responsável pela coordenação e implantação do curso nas cinco regiões do país. A estruturação da especialização será realizada por etapas. A primeira aconteceu em dezembro de 2010, com a inauguração dos polos regionais da região Nordeste, que já conta com 625 estudantes.

O mesmo processo será realizado nas regiões do Centro-oeste e Norte no mês de maio e para a região Sudeste, no final do ano, concluindo a implantação em nível nacional. No total, a especialização vai oferecer mais de 2 mil vagas. O aluno precisa cumprir uma carga mínima de oito horas por semana.

Segundo a professora Mareni Rocha Farias, membro da comissão gestora do Curso de Especialização em Gestão da Assistência Farmacêutica para a região Sul, houve um aumento na procura pelos profissionais formados em Farmácia, principalmente pelos órgãos públicos, que estão em processo de expansão dos serviços farmacêuticos, havendo a necessidade de realizar continuamente cursos de qualificação para este público.

Outras informações pelo telefone (48) 3721-4049.

Por Darilson Barbosa/Bolsista de Jornalismo na Agecom

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s