Vestibular 2012: provas da UFSC serão aplicadas em mais seis cidades catarinenses

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passa a compor 30% da nota final

Julia Antunes | julia.antunes@diario.com.br

Para muitos estudantes, a contagem regressiva para o vestibular começa no segundo semestre do ano. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que recomeça as aulas nesta segunda-feira, já definiu a data do concurso e anuncia novidades para o Vestibular 2012. Nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, as provas vão ser aplicadas em mais seis cidades.

O vestibular, antes aplicado em 13 municípios, também estará em Brusque, Caçador, Concórdia, Jaraguá do Sul, São Miguel d’Oeste e Rio do Sul. O presidente da Coperve, Júlio Szeremeta, observa que com isso a UFSC cobre todas as regiões do Estado. O edital do concurso deve ser publicado até 15 de agosto, com a data das inscrições.

Outra novidade, é que a prova também poderá ser aplicada na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para os candidatos que solicitarem. Já existe prova em braile.

Além dos 82 cursos existentes, podem vir mais duas novas graduações: de Meteorologia, em Florianópolis e de Veterinária, em Curitibanos. De acordo com Júlio, a criação das habilitações aguardam a aprovação do conselho universitário.

Outra mudança é que a participação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ganhou peso maior dentro do vestibular. Ele passa a compor 30% da nota final do vestibular da UFSC. Antes, ele valia 20%.

O presidente da Coperve lembra que as regras para usar o desempenho do Enem continuam as mesmas. Ele só vale para os candidatos que optarem por isso, lembrando que caso o resultado do exame diminua a nota do aluno no concurso da UFSC, ele é descartado. Júlio observa que na maioria dos casos ele ajuda o candidato.

— Ano passado, dos 6 mil aprovados, ele diminuiu a nota de cerca de 15 e 20 alunos e aumentou a de cerca de 900 estudantes.

Data do vestibular foi antecipada

Previsto para os dias 17, 18 e 19 de dezembro, o vestibular da UFSC foi antecipado em uma semana. A mudança foi feita para divulgar o resultado do concurso mais cedo, porque dessa maneira, a instituição consegue agilizar as correções das provas, aguardando apenas o resultado do Enem.

— Antecipando as provas em uma semana, conseguiremos antecipar em 15 dias a divulgação do resultado da UFSC, isso se não atrasar o resultado do Enem, como já aconteceu. Nossa expectativa é divulgar o resultado até 5 de janeiro — observou Szeremeta.

A UFSC utiliza apenas a nota das questões objetivas do exame. Mas, o resultado do Enem só é liberado depois das correções da redação, o que costumar acontecer início de janeiro.

SERVIÇO

Cidades que vão ter vestibular da UFSC

Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages, Tubarão e agora também Brusque, Caçador, Concórdia, Jaraguá do Sul, São Miguel d’Oeste e Rio do Sul.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s