Anúncio oficial será feito terça-feira pela presidente Dilma Rousseff
Agora é oficial: Blumenau terá uma universidade federal. Nesta quarta-feira à tarde, uma fonte do Ministério da Educação (MEC) confirmou, ao repórter da RBS em Brasília, a inclusão da cidade na lista a ser divulgada pela presidente Dilma Rousseff, na próxima terça-feira, dia 16. Neste dia, o governo federal apresentará novas ações do plano nacional de expansão do Ensino Superior.
Além de Blumenau, outras três cidades – que ainda não foram divulgadas – de outros Estados devem ser contempladas com uma universidade pública gratuita. O prefeito João Paulo Kleinübing também confirmou, nesta quarta-feira à tarde, que foi convidado pelo Palácio do Planalto para a cerimônia do dia 16, na qual a presidente Dilma Roussef anunciará a universidade federal do Vale.
Via microblog Twitter, o reitor da Furb, João Natel, também anunciou a criação de uma universidade federal em Blumenau. O deputado federal Décio Lima (PT) repassou a mesma informação.
A única dúvida é saber se a Furb será incorporada a esta nova universidade federal de Blumenau – como deseja o comitê pró-federalização – ou se será criada uma nova estrutura.
Movimento Sou Pela Furb Federal
O movimento Sou Pela Furb Federal foi criado no Facebook nesta terça-feira para pressionar pela incorporação da atual estrutura administrativa à nova universidade. Até o o início da noite desta quarta-feira o movimento já tinha a adesão de 11,6 mil usuários da rede social.
Para participar do movimento Sou Pela Furb Federal, clique aqui. O movimento também está programando para esta quarta-feira, às 20h,uma mobilização pela Furb Federal. Será em frente ao bloco J, campus 1, da Furb.
JORNAL DE SANTA CATARINA