Agora sim! FURB gradativamente vai se tornar em campus da UFSC, determina governo federal.

FURB e UFSC se unem por ensino gratuito no Vale do Itajaí

FURB gradativamente vai se tornar em campus da UFSC, determina governo federal.

Assessor de Imprensa – Deputado Federal Peninha (PMDB/SC) – Rafael Pezenti

Reunião com a Ministra Ideli, no Palácio do Planalto Reunião com a Ministra Ideli, no Palácio do Planalto / Foto: Rafael Pezenti

A audiência desta quarta-feira (17), no Palácio do Planalto, com a Ministra Ideli Salvatti, oficializou a parceria entre a Universidade Regional de Blumenau (FURB) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), como forma de garantir ensino superior gratuito a mais de 1,5 milhão de catarinenses que vivem no Vale do Itajaí.

A idéia de federalizar a FURB, defendida pelos deputados federais e lideranças da região num primeiro momento, foi substituída pela instalação gradativa da UFSC em Blumenau. O Ministério da Educação implantará cursos gratuitos utilizando a estrutura da FURB e, aos poucos, absorverá a instituição particular num todo.

“Não sabemos ainda quantos e quais cursos gratuitos estarão disponíveis; as duas universidades têm 30 dias para apresentarem um estudo sobre isso para o MEC”, disse o deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB), que participou do encontro com a catarinense Ideli. Segundo a Ministra, o que mais atrapalhou o processo de federalização foi o precedente que seria aberto. “Se o governo ‘adotasse’ a Universidade de Blumenau, imagina quantas mais teriam que ser também federalizadas”, explicou ela.

O reitor da FURB, João Natel, comemorou o que chamou de “conquista suada”: “vim para Brasília no início da semana com uma proposta diferente da que foi apresentada, mas o que importa é que volto para Santa Catarina com a garantia de que teremos, num futuro bem próximo, ensino superior gratuito e de qualidade para a nossa região”.

 

Na foto, da esquerda para a direita: deputado federal Peninha, deputada estadual Ana Paula, deputado federal Décio Lima, reitor da UFSC Álvaro Prata, ministra Ideli Salvatti, reitor da FURB João Natel, prefeito de Blumenau João Paulo Kleinubing e deputado federal Esperidião Amin.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s