Udesc altera formato do próximo vestibular

Educação | 24/08/2011 | 18h18min

Prova terá apenas uma etapa; questões sobre Santa Catarina deixam de ser cobradas

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) anunciou nesta quarta-feira mudanças no formato do vestibular. O concurso terá apenas uma etapa, com questões gerais e objetivas. A prova deixa de ser vocacionada, como era feita há 19 anos, e as perguntas sobre Santa Catarina deixam de ser cobradas. As alterações ocorrem porque a Udesc deve adotar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério de Educação.

As alterações já valem para o para o próximo concurso, marcado para 20 de novembro. O concurso, que era feito em duas fases, passa a ter só uma. Durante a manhã e a tarde, os estudantes responderão 120 questões objetivas, além de escrever uma redação, com tema comum para todos os candidatos.

De acordo com a pró-reitora de Ensino da Udesc, Sandra Makowiecky, as mudanças visam adotar, no futuro, o Sisu. O modelo vocacionado e as questões com temas regionais fogem da proposta do sistema, que além de tornar a seleção nacional, valoriza os conhecimentos gerais. Apesar disso, permanecem as provas práticas para os cursos de teatro e música.

Adoção ao Sisu

A adoção ao Sisu deve ser feita até 2013. Apesar disso, a Udesc não adotou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para compor a nota do vestibular, como fizeram outras universidades, como a Federal de Santa Catarina.

Outra mudança anunciada é o modelo de corte. Antes, classificava para a segunda etapa uma quantidade de alunos quatro vezes maior do que a oferta de vagas do curso. Agora, sem outra fase, terão redações corrigidas um número de estudantes cinco vezes maior do que a quantidade de vagas. Por exemplo, um candidato escolheu uma graduação com 40 vagas, ele terá o texto corrigido se ficar até a 200ª posição. O concorrente também precisa acertar pelos menos 12 questões objetivas, senão está desclassificado.

Ações afirmativas permanecem

Para a coordenadora do vestibular, Rosangela Machado, as mudanças não prejudicam os estudantes que vinham se preparando para o modelo antigo do vestibular.

— Não acrescentamos nenhum conteúdo. Estamos reduzindo. O aluno que vinha se preparando para o vestibular vocacionado tem todas as condições de fazer essa prova, porque o conteúdo é o do ensino médio — ressaltou.

Desde o vestibular de inverno, a Udesc adotou o sistema de cotas. A universidade reserva 20% das vagas para os alunos de escola pública, 10% para os autodeclarados negros. Essa mudança permanece nesta edição.

Serviço

Inscrições abertas de 1º a 30 de setembro

Onde: site da Udesc

Prova: 20 de novembro

Modelo: No período matutino, com duração de 3h30min, os candidatos responderão a 60 questões objetivas divididas igualmente em Matemática, Biologia, História e Geografia. No período vespertino, serão 60 questões, sendo 20 de português, 15 de Física, 15 de Química e 10 de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), além da redação com tema comum para todos os candidatosDIÁRIO CATARINENSE

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s