Inscrições para Mestrado em Relações Internacionais da UFSC iniciam nesta quinta-feira

Vue de la place centrale de l'Université fédér...
Image via Wikipedia

As inscrições para o processo de seleção dos candidatos ao Mestrado em Relações Internacionais serão realizadas no período de 15 a 30 de setembro na secretaria do Programa (PPGRI), localizada no Centro Sócio-Econômico (CSE). As aulas iniciam em março de 2012 e serão oferecidas até 20 vagas para alunos regulares. A inscrição também poderá ser feita pelo correio, exclusivamente via sedex, postada até o dia 30 de setembro. Veja detalhes no Edital

O Mestrado em Relações Internacionais da UFSC é o único curso na área em Santa Catarina. O programa teve início em 2010 e a primeira turma ainda não se formou. A avaliação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para o programa é 3.

A coordenadora da Pós-Graduação de Relações Internacionais, Mônica Salomón, espera que até a próxima avaliação, em 2012, o conceito Capes aumente. “Nosso programa é recente. É muito difícil uma nova linha começar com outra nota. O próximo passo é implantar o doutorado”, comenta.

Existem apenas 13 programas de mestrado deste tipo em todo o Brasil. Na região Sul, apenas em Florianópolis e Porto Alegre. Somente cinco deles possuem o nível de Doutorado: a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade de São Paulo (USP), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o programa San Tiago Dantas, uma parceria entre a PUC-SP, Universidade de Campinas (Unicamp) e Universidade do Estado de São Paulo (Unesp).

A seleção

O processo seletivo do Mestrado em Relações Internacionais  da UFSC será realizado em duas etapas. No dia 18 de novembro, os candidatos deverão passar por uma avaliação escrita valendo 10 pontos e obter 7 como nota mínima. A prova consistirá em três questões relacionadas às linhas de pesquisa do programa. O resultado da primeira etapa será divulgado no dia 23 de novembro.

Os candidatos aprovados na primeira fase realizarão nos dias 28 e 29 de novembro as arguições, de acordo com o cronograma divulgado no site do PPGRI juntamente com os resultados da primeira etapa. O tempo de arguição será de até 30 minutos por candidato. O resultado desta etapa estará no site a partir do dia 30 de novembro.

Mais informações http://ppgri.ufsc.br/ e-mail ppgri@cse.ufsc.br /  (48) 3721-9313

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s