Udesc visita Colégio Energia – Vestibular 2012

Nesta sexta-feira, dia 30 de setembro, esteve presente no Colégio Energia de Rio do Sul o Prof. Marino, diretor de extensão do Campus de Ibirama da UDESC. Além do terceiro ano ele palestrou na disciplina de Orientação Profissional e Carreira do Prof. Cristian Stassun.
O Prof. Marino falou sobre os cursos da UDESC, as potencialidades da região do Alto Vale e as formas de ingresso através do vestibular 2012/1.

Prova terá apenas uma etapa; questões sobre Santa Catarina deixam de ser cobradas

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) anuncia mudanças no formato do vestibular. O concurso terá apenas uma etapa, com questões gerais e objetivas. A prova deixa de ser vocacionada, como era feita há 19 anos, e as perguntas sobre Santa Catarina deixam de ser cobradas. As alterações ocorrem porque a Udesc deve adotar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério de Educação.

As alterações já valem para o para o próximo concurso, marcado para 20 de novembro. O concurso, que era feito em duas fases, passa a ter só uma. Durante a manhã e a tarde, os estudantes responderão 120 questões objetivas, além de escrever uma redação, com tema comum para todos os candidatos.

As mudanças visam adotar, no futuro, o Sisu. O modelo vocacionado e as questões com temas regionais fogem da proposta do sistema, que além de tornar a seleção nacional, valoriza os conhecimentos gerais. Apesar disso, permanecem as provas práticas para os cursos de teatro e música.

Adoção ao Sisu

A adoção ao Sisu deve ser feita até 2013. Apesar disso, a Udesc não adotou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para compor a nota do vestibular, como fizeram outras universidades, como a Federal de Santa Catarina.

Outra mudança é o modelo de corte. Antes, classificava para a segunda etapa uma quantidade de alunos quatro vezes maior do que a oferta de vagas do curso. Agora, sem outra fase, terão redações corrigidas um número de estudantes cinco vezes maior do que a quantidade de vagas. Por exemplo, um candidato escolheu uma graduação com 40 vagas, ele terá o texto corrigido se ficar até a 200ª posição. O concorrente também precisa acertar pelos menos 12 questões objetivas, senão está desclassificado.

Ações afirmativas permanecem

As mudanças não prejudicam os estudantes que vinham se preparando para o modelo antigo do vestibular.

— Não acrescentamos nenhum conteúdo. Estamos reduzindo. O aluno que vinha se preparando para o vestibular vocacionado tem todas as condições de fazer essa prova, porque o conteúdo é o do ensino médio — ressaltou.

Desde o vestibular de inverno, a Udesc adotou o sistema de cotas. A universidade reserva 20% das vagas para os alunos de escola pública, 10% para os autodeclarados negros. Essa mudança permanece nesta edição.

Serviço

Inscrições abertas de 1º a 30 de setembro

Onde: site da Udesc

Prova: 20 de novembro

Modelo: No período matutino, com duração de 3h30min, os candidatos responderão a 60 questões objetivas divididas igualmente em Matemática, Biologia, História e Geografia. No período vespertino, serão 60 questões, sendo 20 de português, 15 de Física, 15 de Química e 10 de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), além da redação com tema comum para todos os candidatos


O professor Marino ainda falou sobre processos de transferência interna, externa e reingresso de alunos.

Inscrições para Transferência Interna (2ª Etapa), Transferência Externa, Retorno ao Portador de Diploma e Reingresso após Abandono: de 17 a 21 de outubro.

As pessoas que já concluíram uma graduação e que gostariam de iniciar um novo curso, sem a necessidade de realizar novo vestibular podem tentar ingresso.

Maiores informações poderão ser obtidas através do e-mail secretaria.ceavi@udesc.br , ou então através do telefone (47) 3357-3077. Para maiores informações com o professor Marino:


Marino Luiz Eyerkaufer
E-mail: extensao.ceavi@udesc.br
Fone: (47) 3357-3077 Ramal 211

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s