Inscrições para o Sisu 2012 estão abertas a partir deste sábado

06/01/2012

Prazo de matrículas para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) começa neste sábado (7)



(Crédito: Reprodução)

(Crédito: Reprodução)

O Sisu é uma ferramenta criada pelo Ministério da Educação em 2009

 

A partir deste sábado (7), estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 podem se candidatar a uma das 108 mil vagas de cursos do ensino superior oferecidas em instituições públicas de todo o Brasil pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

 

» Justiça nega pedido do Ministério Público para descartar nota da redação do Enem
» MEC divulga nota do Enem 2011

 

Os alunos interessados em concorrer às vagas têm cinco dias para se inscrever, de 07 a 12 de janeiro. Eles devem acessar a página do Sisu na internet, entre a zero hora de sábado e a meia-noite da próxima quarta-feira e escolher duas opções de cursos, indicando quais são as prioridades deles.

 

Diariamente, o sistema divulga a nota de corte preliminar de cada curso com base na nota do Enem dos candidatos que desejam as vagas. Durante esse período, o participante pode alterar as opções se achar que tem mais chances de ser aprovado em outro curso ou instituição.

 

Resultado

O resultado da primeira chamada será divulgado no próximo dia 15 e a segunda no dia 26 deste mês. Após as duas etapas, caso ainda haja vagas disponíveis, o sistema gera uma lista de espera que será disponibilizada para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. O candidato interessado em participar dessa lista deverá pedir a inclusão entre 26 de janeiro e primeiro de fevereiro.

 

Em todo o Brasil, as vagas estão distribuídas em 3.327 cursos de 95 instituições públicas de ensino superior. São 42 universidades federais, 13 instituições estaduais e 39 institutos federais de educação profissional. A maior parte se concentra no Nordeste e Sudeste, com, respectivamente 34,66% e 33,09% das vagas.

 

Sobre o Sisu

O Sisu é uma ferramenta criada pelo Ministério da Educação (MEC)em 2009 para unificar o processo de seleção de universidades públicas do País. Por meio da nota obtida no Enem, o Sistema permite ao estudante tentar ingressar em diferentes instituições. As vagas disponíveis são para ingresso no primeiro e segundo semestre de 2012.

 

O processo seletivo do Sisu 2012 selecionará candidatos para ingresso em cursos com vagas para o ano letivo de 2012 (1º e 2º semestre).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s