Intercâmbio na UDESC 2012

CHAMADA PARA INSCRIÇÃO NO PIMA 2012-2

O que é o Programa PIMA?

O PIMA é o Programa de Intercâmbio e Mobilidade Acadêmica. Consiste em uma rede de Universidades Íbero-Americanas de intercâmbio de estudantes. A rede da qual a UDESC faz parte chama-se ” Desarollo Agrario y Economico: Tendencias Actuales”, da qual fazem parte as Universidades:
·         Almería – Espanha;
·         Luján – Argentina;
·         Del Mar – Chile;
·         De La Republica – Uruguai.

Através deste programa a UDESC recebe estudantes estrangeiros e envia estudantes selecionados para cursar um semestre, no seu campo de estudos, nas Universidades acima citadas.

Valores do Programa:
O programa PIMA prevê a distribuição de bolsa de estudo ao melhor colocado através de seleção, conforme a tabela a seguir:

Bolsas de estudo
Universidade Valor
Universidade de Almeria – Espanha 5 parcelas de US$500
Universidade de Luján – Argentina
Universidade de La Republica – Uruguai
Universidade Del Mar – Chile Não há bolsa

Os valores serão repassados diretamente aos alunos selecionados, pela OEI ( Organización de Estados Iberoamericanos ), que é a organização responsável pelo programa. Todos os demais custos, como passagem, seguro-saúde e acomodação serão de total responsabilidade do aluno.

Observação: O aluno selecionado para a Universidade Del Mar no Chile não receberá bolsa de estudos, devendo arcar com as despesas do programa.

Pré-requisitos:

·         Ser aluno de um desses cursos: Administração Empresarial ou Administração Pública ou Economia da ESAG/UDESC, e ter concluído pelo menos 50% dos créditos correspondentes a seu curso até o momento da solicitação de vaga bem como não ser aluno matriculado na última fase do seu curso e/ou estar na condição de aluno formando;
·         Estar matriculado na UDESC e ter perspectiva de continuar cursando, durante o 2ºsemestre, o mesmo curso.

Inscrição: de 27 de março a 30 de abril de 2012

O aluno deverá preencher a Ficha de Inscrição, escolher a Instituição que deseja participar e anexar os seguintes documentos:
·         Cópia da Identidade;
·         Três fotos 3×4;
·         Cópia do Atestado de Matrícula;
·         Curriculum Vitae comprovado;
·         Texto de 20 a 30 linhas com justificativa do interesse em participar do PIMA;
·         Histórico Escolar;
·         Certificado de proficiência no idioma Espanhol.

Após providenciar toda a documentação, deverá entregá-la à Sra. Ana Cristina Benazzi, na Secretaria de Ensino de Graduação da ESAG/UDESC até as 19:00horas do dia 30 de abril de 2012.

Número de Bolsa:

A UDESC disponibilizou uma Bolsa por Centro.  Assim a ESAG foi contemplada com uma Bolsa que corresponde a 5(cinco) parcelas de 500 dólares e mais 1.200 (hum mil e duzentos) dólares de ajuda de custo para passagens e instalação.

Critérios de seleção:
A seleção será realizada pelo IA = índice Acumulado do Acadêmico constante no Histórico Escolar em Dezembro de 2011 e Documentos entregues na inscrição.

Responsabilidade dos candidatos selecionados:
·         Preencher, antes de viajar, um contrato de estudos, no qual se especificarão as disciplinas que serão cursadas na Universidade de Destino e aquelas que serão reconhecidas como cursadas na Universidade de Origem;
·         Dispor de passaporte em vigor e de um seguro de vida e saúde que cubras as possíveis contingências durante a viagem e estadia no exterior;
·         Informar-se previamente a realização da estadia e aceitar expressamente todas as condições, compromissos, direitos e obrigações que comporta o programa;
·         Realizar as atividades exigidas pelo programa dos cursos que os acolham, submetendo-se aos processos de avaliação e as condições gerais de trabalho e conduta da Universidade Anfitriã;
·         Apresentar um xerox do seguro de saúde com validade internacional, bem como a passagem de ida e volta ao país de destino.

Responsabilidades da UDESC:
·         Reconhecer os estudos realizados e de maneira global as qualificações obtidas na Universidade de destino, de acordo com o estabelecimento no Contrato de Estudos, o qual será analisado previamente pela Universidade;
·         Gestionar os contratos de estudos dos estudantes selecionados;

Professor Dr. Arnaldo José de Lima
Diretor de Ensino de Graduação
ESAG

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s