VESTIBULAR 2013: UFSC lança edital

Publicado em 17/09/2012 às 13:17

A Universidade Federal de Santa Catarina divulgou nesta segunda-feira, 17, o Edital do Vestibular 2013. O concurso será realizado nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, entre 14h e 18h. As inscrições ficarão abertas no período de 25 de setembro a 24 de outubro, no sitewww.vestibular2013.ufsc.br.

O quadro inicial de vagas do Vestibular UFSC 2013 indica que serão oferecidas 6.031 vagas em 86 cursos e habilitações, nos quatro campi da instituição, localizados nas cidades de Florianópolis, Araranguá, Curitibanos e Joinville. Os dados poderão ser atualizados pela Câmara de Ensino.

Em sessão ordinária realizada no dia 13 deste mês, o Conselho Universitário (CUn) da Universidade aprovou o parecer encaminhado pela Câmara de Graduação prevendo a emissão do edital referente a 70% do total das vagas do Vestibular UFSC/2013. Este edital se refere à disputa por ampla concorrência, quando não é aplicado o Programa de Ações Afirmativas (PAA) da Universidade, e já está publicado pela Comissão Permanente de Vestibular (Coperve) na página www.vestibular2013.ufsc.br.

O percentual de 30% das vagas referente ao Programa de Ações Afirmativas será objeto de edital complementar que deverá ser aberto após a sessão ordinária do CUn de 25 de setembro, quando a distribuição das vagas e o modo de ingresso serão discutidos para adequar o programa da UFSC à nova Lei de Cotas.

 

Isenção
O período para solicitar isenção da taxa de inscrição, no valor de R$ 105,00,  será de 25 de setembro a 9 de outubro. Candidatos aos cursos de Licenciatura e para o curso de Pedagogia têm desconto de 50%. Estudantes que buscam uma vaga em outros cursos poderão requerer isenção total do pagamento da taxa de inscrição via CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) .

Para solicitar isenção via CadÚnico, o estudante cadastrado neste sistema deverá acessar o site www.vestibular2013.ufsc.br/isencao e preencher o formulário eletrônico de Requerimento de Isenção, informando o Número de Identificação Social (NIS).

O presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve/UFSC), professor Júlio Szeremeta, alerta que o número do NIS deve ser o do próprio candidato. Em outros anos, estudantes encaminharam à Coperve o NIS de um familiar, o que não é aceito pela Universidade.

Provas em 23 cidades

– As provas do concurso serão realizadas em 23 cidades: Florianópolis, Biguaçú, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São José, Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão. Estas cidades serão também pontos de recebimento dos documentos de solicitação da isenção da taxa de inscrição.

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
Desde o ano passado a UFSC adota o Enem com peso de 30%  na nota final do vestibular. O candidato que desejar utilizar a nota do Exame Nacional de Ensino Médio de 2009, 2010, 2011 ou 2012 no Vestibular UFSC 2013 deverá fazer essa opção no Requerimento de Inscrição. Caso o uso da nota do Enem   diminua a nota final do candidato, ela será desconsiderada.

Libras como segunda língua
O candidato deverá optar por uma segunda língua, escolhida entre as seguintes: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano ou libras. Mas somente poderão optar por Libras como segunda língua os candidatos que solicitarem a realização das provas na Língua Brasileira de Sinais. No ano passado a UFSC atendeu 137 candidatos inscritos em diferentes cursos e que fizeram o concurso na Libras.

 

Provas

Prova 1

Dia 15/12/2012

–  Primeira LínguaLíngua Portuguesa e Literatura Brasileira ou LIBRAS(12 questões de proposições múltiplas);-  Segunda Língua: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, LIBRAS ou Língua Portuguesa (8 questões de proposições múltiplas);-   Matemática(10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);-   Biologia (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas).

Prova 2

Dia 16/12/2012

:-  História (10 questões de proposições múltiplas);-  Geografia(10 questões de proposições múltiplas);-  Física(10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);-  Química (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas).

Prova 3

Dia 17/12/2012

– Redação;– 4 questões discursivas.

 

Arley Reis e Paulo Clóvis Schmitz/ Jornalista da Agecom / UFSC

 

[17/09/12] – Edital 04/COPERVE/2012 – Edital Completo do Vestibular UFSC/2013 [PDF]

[17/09/12] – Resolução 16/CGRAD/2012 – Dispõe sobre o Concurso Vestibular UFSC/2013 [PDF]

[25/07/12] – Resolução Normativa N° 022/CUn/2012 – Reedita o Programa de Ações Afirmativas da UFSC [PDF]

[25/07/12] – Resolução Normativa N° 008/CUn/2007 – Cria o Programa de Ações Afirmativas da UFSC [PDF]

Facebook

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s