UFSC tem conceito máximo em avaliação do MEC

Publicado em 07/12/2012 às 16:39

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) obteve, pela primeira vez, conceito 5 no Índice Geral de Cursos (IGC) 2011 divulgado pelo MEC nesta quinta-feira, dia 6. O índice, que vai de 1 a 5, leva em conta o resultado dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), estrutura da Instituição de Ensino Superior (IES) e qualificação do corpo docente.

Somente 27 instituições de ensino superior obtiveram conceito 5, sendo que a UFSC foi a única IES a obter o conceito máximo no Estado de Santa Catarina . Das 27 IES com conceito 5, 15 são públicas, tendo a UFSC ficado na 9ª posição.

Os indicadores de qualidade do ensino superior levam em conta o Índice Geral de Cursos (IGC), além do Conceito Preliminar de Curso (CPC). O cálculo do IGC inclui a média ponderada dos conceitos preliminares de curso e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de pós-graduação das instituições.

O IGC 2011 avaliou 2.136 universidades, faculdades e centros universitários. Desse total, 50,6% tiveram conceito 3, considerado satisfatório. Dados divulgados pelo Ministério da Educação mostram ainda que 27% das IES brasileiras tiveram conceito insuficiente no IGC em 2011. Estes resultados compõem o primeiro ciclo completo dos indicadores de qualidade, evidenciando a evolução de 2008 a 2011, quando foram avaliados 18.346 cursos de 2.136 instituições.

Confira os dados apresentados pelo ministro Aloizio Mercadante.

Ouça a exposição do ministro

Acesse as planilhas do Enade

Acesse os dados do IGC

Com informações do portal do MEC.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s