Campus da UFSC no Médio Vale terá sede em Blumenau

 

Foi aprovada nesta terça-feira, 13 de agosto, a Resolução nº 19 do Conselho Universitário (CUn), que estabelece a criação do campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na cidade de Blumenau.  Nesta quarta-feira, dia 14, acontece reunião da Câmara de Graduação da UFSC para discussão dos projetos pedagógicos dos cinco cursos que serão oferecidos no novo campus a partir de 2014.

“A ideia é que possamos ter extensões desse campus  em outras cidades próximas, incluindo Indaial e Ascurra. Essa será uma discussão que teremos em um futuro próximo”, destaca a reitora Roselane Neckel. Rogério Souza, pró-reitor adjunto de Graduação e presidente da comissão responsável pela elaboração dos projetos dos novos cursos, acredita que a implantação do campus será muito importante para toda a região do Médio Vale do Itajaí, oferecendo vagas gratuitas de ensino superior em áreas fundamentais. “Por enquanto são cinco cursos, mas queremos ampliar a oferta, atendendo, inclusive, à área de Ciências Humanas”, destaca o professor.

As cinco graduações que devem ser oferecidas são Engenharia Têxtil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais e as Licenciaturas em Química e Matemática. “Essas propostas estão baseadas em um eixo prioritário que integra desenvolvimento regional, inovação, educação e interação social”, explica.

Para formular os projetos, foram usadas informações de estudos preliminares sobre as demandas e o perfil socioeconômico e cultural da região. Formada por 17 pessoas, a comissão também tem a função de acompanhar e preparar os concursos para os docentes que irão atuar no novo campus. A previsão é que as primeiras 51 vagas para professores efetivos sejam preenchidas no final do segundo semestre de 2013 – assim como as 20 vagas para servidores técnico-administrativos em Educação – e que as aulas comecem em março de 2014. Serão oferecidas 500 vagas para ingresso nos cinco cursos.

O local exato de instalação da UFSC em Blumenau ainda não foi definido. O diretor-geral do novo campus, Juan Flores, informa que a Administração Central da Universidade tem se esforçado para encontrar o melhor imóvel, considerando prognósticos de compra ou doação de terrenos e o futuro crescimento do campus. Juan, que trabalhou em Blumenau durante seis meses após os desastres naturais de 2008, recebeu a missão de mapear as áreas de risco para evitar eventuais problemas futuros.

Assessoria de Imprensa do Gabinete da Reitoria
(48)3721-4558 / Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher. 

Facebook Twitter
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s